Nas Redes

Psicóloga e TVI arrasadas após reportagem sobre grupo para “curar a homossexualidade”

Criticada por dar espaço a militantes de extrema-direita, a TVI emitiu esta noite uma reportagem sobre uma organização que pretende “curar a homossexualidade”… e voltou a ficar debaixo de fogo nas redes sociais.

Primeiro, foi a entrevista a Mário Machado; depois, a Alexandre Frota (embora este não tenha comparecido).

Entre isto, uma declaração polémica de Judite de Sousa, com um contorno histórico que remonta aos tempos da escravatura.

Três indícios, segundo as redes sociais, de que a TVI estaria, alegadamente, a inclinar-se para a extrema-direita.

Esta noite, a estação de Queluz deu mais um argumento aos críticos, emitindo em horário nobre uma reportagem sobre uma organização, de inspiração cristã, que acredita ser possível… curar a homossexualidade.

A ‘estrela’ do programa foi Maria José Vilaça, uma psicóloga que defendeu ser possível curar a homossexualidade, que considerou “um surto psicótico”.

De imediato, dispararam nas redes sociais as exigências para a Ordem dos Psicólogos abrir um processo disciplinar a esta profissional.

“Estou parva com uma psicóloga afirma ser [a homossexualidade] uma doença ou um surto psicótico”, escreveu uma internauta, no Twitter.

As declarações de Maria José Vilaça geraram tanta revolta que passou quase despercebido o momento em que um dos convidados do painel abandonou o estúdio, em direto.

Este grupo secreto, dedicado às “terapias de conversão”, será formado por psicólogos, psiquiatras, padres e figuras ligadas ao catolicismo.

Em destaque

Subir