Desporto

Benfica pede à Google identidade de bloggers que divulgaram emails

O jornal The New York Times (NYT) revela que o Benfica solicitou à Google que forneça a identidade e outros dados pessoais relativos a vários criadores de blogues, que divulgaram ficheiros confidenciais do emblema da Luz nas plataformas detidas pela gigante norte-americana.

O referido jornal coloca o Benfica na dimensão dos Dallas Cowboys e do Manchester United, salientando que o clube benfiquista procura uma “vingança” com os ‘bloggers’ que difundiram informação confidencial nas plataformas detidas pela Google.

O NYT refere que os advogados do Benfica entraram com uma queixa num tribunal da Califórnia e que o caso estará já a ter repercussões na ‘blogosfera’.

“Estupefacto, o blogger [autor da página ‘O Artista do Dia’] não conseguiu dormir depois de ler o email e de ver os anexos do mesmo – enviados pelo United States District Court for the Central District of California. Quando a mulher e os filhos acordaram no dia seguinte, ele não tinha pregado olho”, escreve o prestigiado jornal norte-americano.

O autor do referido blogue já reagiu, depois de ter sido notificado pela Goggle de que existe na justiça uma queixa e a sua identidade poderá ser conhecida.

“Nos mais de cinco anos que este blogue já leva, procurei evitar sempre colocar-me no centro do quer que fosse”, escreve ‘O Artista do Dia’, em reação à notícia do NYT, uma vez que este será um dos elementos cuja identidade o Benfica procurará saber.

“De há 20 dias para cá, isso passou a ser impossível porque, aparentemente, a minha identidade (e a de  outros como eu) passou a ser importante para uma organização que devia ter outro tipo de coisas para se preocupar.”

O NYT relata que este ‘blogger’ está “assustado” e receia pela família as repercussões que o caso possa vir a ter.

O Benfica solicitou internacionalmente através de ações judiciais que fossem travadas as divulgações de emails e conteúdo privado do clube.

O caso dos emails, que envolve o nome e a marca Benfica, teve origem a 11 de abril de 2017, quando o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, divulgou correspondência privada dos encarnados.

Na altura, o dirigente portista explicou que esses emails lhe foram enviados.

Benfica tem negado sempre esta teoria e pede justiça neste caso.

Em destaque

Subir