Hoje é dia

5 de janeiro, morrem Eusébio e Cutileiro, nasce Umberto Eco

Hoje é dia de recordar o ‘rei’ Eusébio, um dos maiores futebolistas de todos os tempos, e Umberto Eco, um dos grandes escritores contemporâneos. Também se homenageia o escultor João Cutileiro, que partiu em 2021.

Eusébio é um dos maiores nomes de todos os tempos do futebol mundial e um dos grandes embaixadores de Portugal.

Atleta que se notabilizou no Benfica e na Seleção Nacional, Eusébio foi, talvez, o mais consensual futebolista português, que conseguiu colocar-se acima de clubites.

Morreu aos 71 anos, nas primeiras horas de 5 de janeiro de 2014, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Parte, mas deixa uma marca de talento e da imortalidade só ao nível das grandes personalidades portuguesas.

Umberto Eco nasceu na Alexandria, a 5 de janeiro de 1932, é um reputado escritor e romancista, que desenvolve trabalhos nas áreas da filosofia e semiótica, sobretudo.

Começou a carreira como filósofo, sob a orientação de Luigi Pareyson, em Itália, mas foi a literatura que lhe concedeu fama internacional, com obras como ‘O Nome da Rosa’ e ‘O Pêndulo de Foucault’.

Eco deu aulas na na Universidade de Bolonha, em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Foi também colaborador em diversas publicações académicas, com as quais mantém ligação, através de escritos sobre diversos temas.

É uma das grandes vozes da sua área, um dos mais destacados escritores contemporâneos, que hoje se recorda, no dia em que cumpre mais um aniversário.

Em 2021, morreu João Cutileiro, que viveu e trabalhou em Évora desde 1985. Frequentou os ateliês de António Pedro, Jorge Barradas e António Duarte de 1946 a 1950, tendo feito a sua primeira exposição individual (“Tentativas Plásticas”) em 1951, com 14 anos, em Reguengos de Monsaraz, onde apresentou esculturas, pinturas, aguarelas e cerâmicas.

João Cutileiro foi condecorado com a Ordem de Sant’Iago da Espada, Grau de Oficial, em agosto de 1983, e recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora e pela Universidade Nova de Lisboa, este último, concedido em 2017.

Em 2018, Cutileiro recebeu a medalha de mérito cultural, atribuída pelo Governo, numa cerimónia no Museu de Évora que serviu igualmente para formalizar a doação do espólio do escultor ao Estado português.

Nasceram a 5 de janeiro Constanze Weber, esposa do compositor Mozart (1762), Passos Manuel, político português (1801), e Konrad Adenauer, político alemão (1876).

Nasceram ainda Carlos Aboim Inglez, intelectual português (1930), Robert Duvall, ator e realizador norte-americano (1931), Umberto Eco, escritor e filósofo italiano (1932), Rei D. Juan Carlos de Espanha (1938), e Marilyn Manson, cantor norte-americano (1969).

Morreram neste dia Catarina de Medici, rainha consorte de França (1589), Isabel Petrovna, imperatriz da Rússia (1762), Nikolai Romanov, grão-duque da Rússia (1929), Amy Johnson, britânica pioneira na aviação (1941), Eusébio, jogador de futebol (2014), e João Cutileiro (2021).

Em destaque

Subir