Insólito

Tentou vender o filho bebé no OLX, garantindo “ótimo investimento”

A polícia deteve um homem, que colocou um anúncio onde vendia o filho, no portal OLX. Abimael Costa oferecia “um bebé lindo”, no site de compras na Internet, em troca de “um valor a combinar”. O pai falava de “um ótimo investimento”. Justificou-se à Polícia Civil de Minas Gerais, alegando que se tratava de uma brincadeira. O portal OLX recebeu denúncias e imediatamente removeu o anúncio.

“Vendo lindo bebé com 10 dias de vida, homem lindo, com saúde total e comprovada. Ótimo investimento. Valor à combinar”. Eis o teor do anúncio publicado no portal de compras da Internet. Diversos utilizadores denunciaram a publicação e o pai e a mãe do bebé estão foram detidos, perdendo a guarda dos filhos.

A Polícia Civil de Minas Gerais deteve o autor da publicação do anúncio. Abimael Moreira Caldeira Costa é suspeito de tentar vender um bebé com 10 dias de vida, no portal OLX.

O anúncio foi publicado na passada segunda-feira, a partir da cidade de Contagem, no Brasil, e imediatamente suscitou o alerta dos utilizadores que se depararam com o teor e fotografias da publicação: diversas imagens do bebé e aquele texto inusitado.

Além do pai, Abimael Moreira Caldeira Costa, também a mulher, Fiama Aparecida, acabou por ser detida no dia seguinte, em Ibirité, em Belo Horizonte. A mãe acabou por ser libertda, depois de prestar depoimento, sendo que o pai assumiu que fez a publicação. Justificou que se tratou de uma brincadeira.

Entretanto, a Polícia Civil está a investigar o caso, para confirmar se havia, de facto, intenção de vender o menino.

O casal tem outros dois filhos, além do bebé. Um tem 2 anos e outro, uma menina, tem 4. as autoridades não notaram sinais de maus-tratos, mas as três crianças foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal, tendo em vista a realização exames que confirmem a ausência de maus-tratos. Depois desse procedimento, foram entregues a uma entidade tutelar.

A polícia suspeita de que a família estaria em fuga, uma vez que se encontrava fora da sua cidade. Dúvidas não há relativamente à autoria do anúncio: as autoridades encontraram no computador do casal trocas de email que confirmam a publicação do anúncio.

O pai foi multado, ao abrigo da lei brasileira de Estatuto da Criança e do Adolescente, que penaliza quem “submeter criança ou adolescente sob sua tutela, guarda ou vigilância a situações de humilhação”, ou “oferecer criança em troca de promessa ou recompensa”

O portal OLX lamenta o caso e imediatamente retirou o anúncio da sua plataforma. Por outro lado, colocou-se ao dispor das autoridades para fornecer informação necessária ao apuramento de responsabilidades.

Em destaque

Subir