TV

Freiras que plantam canábis perdem revendedor online

Lembra-se da Irmandade do Vale, famosa por plantar marijuana e vender produtos à base de derivados da canábis? As freiras perderam o revendedor online: a Etsy alegou que as irmãs não tinham como provar a eficácia dos produtos que curam dores de costas, enxaquecas e ressacas.

Na segunda-feira demos a conhecer a Irmandade do Vale, um grupo de freiras (não católicas) que se tornou mediático porque, aproveitando a legislação do estado da Califórnia (EUA), legalizou uma plantação de marijuana e começou a vender produtos à base de derivados da canábis.

Ao mesmo tempo que a fama das ‘freiras da marijuana’ crescia aumentava a desconfiança das autoridades com as atividades no convento em Merced. Apesar da venda de produtos à base de canábis com fins médicos ser legal na Califórnia, as instituições tentaram persuadir a Irmandade do Vale a seguir uma orientação menos ‘herege’.

Tudo isto sem contar, claro, com o amplo movimento para voltar a ilegalizar a produção de marijuana na Califórnia…

A pressão começa a resultar. A Etsy, uma empresa que funciona como um centro comercial online, fechou o site através do qual eram vendidos os medicamentos caseiros feitos pelas freiras.

A Etsy não forneceu uma explicação oficial, mas as freiras, questionadas pela ABC, adiantaram que os motivos alegados foram a falta de provas da eficácia clínica dos produtos à base de derivados da canábis.

“Nós produzimos óleo de canabidiol, que evita convulsões e mais um milhão de outras coisas. É um produto com muita procura por parte de pacientes em tratamento de cancros”, revelou uma das freiras, a irmã Kate: “Também fazemos uma pomada que cura enxaquecas, dores de ouvido e de dentes, assaduras em bebés e até ressaca”.

Sem revendedor online, a Irmandade do Vale abriu uma campanha, numa plataforma de crowdfunding, para tentar encontrar investidores.

Em destaque

Subir