Motores

Kris Meeke mais perto da vitória no Rali de México

Kris Meeke ficou mais perto da vitória no Rali do do México, terceira prova do campeonato do mundo da especialidade (WRC), depois de no terceiro dia Sebastien Ogier ter feito um pião que o deixou mais longe do britânico da Citroën.

Diferentes estratégias nas escolhas de pneus durante a manhã, com Meeke a optar por quatro pneus duros e Ogier por dois macios e dois duros adensou a luta pela liderança.

Os Michelin mais duros ajudaram o britânico face ao seu rival, que no primeiro troço da tarde acabaria por perder 10 segundos com um pião. Não fosse isso e provavelmente Sebastien Ogier teria conseguido reduzir a diferença para Kris Meeke.

O campeão do mundo optou por não forçar demasiado o andamento para tentar apanhar o líder, parecendo contentar-se com o segundo lugar e os pontos correspondentes, que a manter-se lhe irá permitir regressar ao comando do campeonato do mundo.

Thierry Neuville foi um dos pilotos que sofreu com a degradação dos pneus, mas conseguiu concluir o dia na terceira posição, a quase 40 segundos de Sebastien Ogier.

Ott Tanak parece destinado à quarta posição, e aquela que será a primeira vez esta época em que não termina no pódio. O estónio da M-Sport tentou apanhar Neuville, mas acabou por se contentar em ganhar uma especial, sobretudo depois de não ter acertado com a afinação do seu Ford Fiesta WRC na fase matinal.

Hayden Paddon também se debateu com os pneus escolhidos, mas concluiu a tirada na quarta posição à frente dos dois Toyota, com Jari-Matti Latvala a conseguir levar a melhor sobre Juho Hanninen, que está adoentado desde a etapa anterior.

Dani Sordo é o pior representante da Hyundai na nona posição depois de sofrer uma penalização de 10 minutos por não ter completado a super especial de sexta-feira à noite.

Classificação após a 16.ª PE

1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) 2h46m13,9s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 33,4s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m12,9s
4º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 2m12,7s
5º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 3m26,1s
6º Jari-Mattia Latvala/Miikka Anttila (Toyota) + 4m33,5s
7º Juho Haninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 4m33,2s
8º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 8m23,8s
9.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 8m24,6s
10º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 9m26,1s

Em destaque

Subir