Motores

José Pedro Fontes vence duelo com Carlos Vieira em Castelo Branco

À segunda prova José Pedro Fontes e Inês ponte já vencem no campeonato nacional de ralis. Mas o êxito dos campeões nacionais no Rali de Castelo Branco foi tudo menos fácil, já que Carlos Veira e Jorge Carvalho foram rivais à altura.

O piloto minhoto esteve como nunca neste primeiro rali de asfalto do ano, pois na quinta especial do rali – a segunda deste segundo dia – conseguiu somar o seu segundo triunfo consecutivo em classificativas e passar para a liderança da prova.

Pouco mais de um segundo separavam Carlos Vieira e José Pedro Fontes quando os dois entraram para o sexto troço, mas o campeão nacional aplicou-se e recuperou o comando do rali. Mesmo assim 2,7s separavam os dois pilotos dos Citroën DS3 R5 quando abordaram a sétima classificativa.

Fontes voltou a impor-se, mas só ganhou seis décimas ao seu rival, e com a resposta de Vieira na oitava especial ficava apenas um segundo a separar os dois à entrada para o último troço do rali. E aí o campeão ‘puxou dos galões’ e ganhou 1,6s ao piloto de Fafe garantindo assim o triunfo, com menos de três segundos a separarem os dois primeiros.

João Barros, que tinha ganho a super especial da véspera, não conseguiu repetir o triunfo de 2016, tendo desta feita de se contentar com o último lugar do pódio. Ao longo do dia foi perdendo terreno para os dois primeiros, vindo a concluir a prova a mais de meio minuto do vencedor.

Miguel Barbosa rodou sempre longe dos três primeiros, e a quarta posição começou a ‘desenhar-se’ bem cedo, pois se na véspera estava a mais de um minuto dos homens da frente neste segundo dia terminou a mais de dois, prosseguindo o seu processo de aprendizagem da condução do Skoda Fabia R5 nos pisos de asfalto.

Depois do abandono de Hugo Mesquita Ricardo Teodósio ascendeu à quinta posição, que não mais largou, acabando por garantir mais um triunfo no agrupamento de Produção. O piloto algarvio gozou sempre de uma margem de segurança sobre Carlos Martins, o segundo na categoria.

Já nas duas rodas motrizes Pedro Antunes somou o seu segundo êxito consecutivo. Desta vez o maior adversário do piloto de Torres Vedras foi Paulo Neto, conseguindo concluir a prova com mais de cinco segundos de vantagem sobre o piloto de Sintra.

Classificação final

1º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) 1h05m24,2s
2º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) + 2,6s
3º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 33,4s
4º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 2m49,4s
5º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 4m34,4s
6º Francisco Cima/Juan Garcia (Renault) + 5m09,4s
7º Carlos Martins/Daniel Amaral (Mitsubishi) + 5m16,2s
8º Javier Bouza/Ivan Bouza (Renault) + 5m53,9s
9.º Pedro Antunes/Paulo Leones (Peugeot) + 5m58,3s
10º Paulo Neto/Vítor Hugo (Citroën) + 6m03,9s

Em destaque

Subir