Nas Notícias

Como saber se um veículo tem os quilómetros alterados?

Saiba o que deve fazer para ver se um veículo tem os quilómetros alterados

É sempre um desafio comprar um veículo que não é novo. Assim sendo, muitas pessoas querem saber quais as características dos veículos e fazem várias perguntas. Com efeito, o grande receio das pessoas é ser enganado. Com o intuito de de comprar um carro, você deve estar atento. Entenda como saber se um veículo tem os quilómetros alterados.

Não faltam relatos de concessionárias ou oficinas que alteram os quilómetros e esse é um medo de quem vai comprar um veículo que não é novo.

Deste modo, é importante que as pessoas estejam atentas durante o processo de compra e venda. Aliás, esse é um momento que gera no comprador desconfianças, em muitos casos. Assim, saiba se um veículo teve os quilómetros alterados.

Para começar e para evitar as burlas, o comprador deve pedir a certidão das inspeções feitas ao automóvel. A certidão do automóvel funciona como o ‘cartão de identidade’ do veículo, pois, este documento está no Instituto da Mobilidade dos Transportes.

A certidão revela se os quilómetros foram alterados

Pode fazer o pedido de certidão online no site do Instituto da Mobilidade e Transportes. Para o pedir, você terá de pagar 27 euros. Se o eventual comprador fizer o pedido num balcão, o custo sobe para 30 euros.

Além do mais, quando o condutor avalia o veículo deve ter esta a certidão, pois é uma grande ajuda. Com esta certidão, o possível comprador pode calcular os quilómetros que o veículo fez.

Um veículo faz entre 15 a 20 mil quilómetros em média, anualmente.

Como é evidente, alguns veículos fazem mais quilómetros. Por outro lado, existem outros veículos que fazem menos quilómetros. No fundo, é uma média generalizada que se faz.

A Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) é obrigatória por lei. Quem não faz a inspeção aos veículos pode ter uma coima para pagar. Assim, é importante você saber onde e quando deve fazer a inspeção periódica dos veículos.

A inspeção periódica obrigatória permite perceber muitas coisas sobre os carros. Uma delas é saber se foram alterados os quilómetros de um veículo.

Todavia, há algo a reter para quem quer comprar um veículo. É que você só poderá saber se os quilómetros foram alterados em veículos nacionais. No caso de veículos estrangeiros esta não é uma alternativa válida. Mas fique tranquilo que há maneiras de descobrir.

Como saber se os quilómetros foram alterados num veículo importado?

Para se saber se tem os quilómetros alterados, no caso de um veículo estrangeiro, você precisa do código VIN. O código VIN é o número de identificação do veículo e está no Documento Único Automóvel.

Sem dúvida que este é um número extremamente relevante. Até porque quem importa carros sabe que existem alguns sites onde é possível fazer pesquisas para saber se os quilómetros de um veículo foram alterados.

VIN-INFO;
AutoDNA.

A somar a isto, depois, deve ter noção de que os veículos novos não estão obrigados a ir à inspeção nos primeiros anos e nada impede que exista uma alteração dos quilómetros. Por isso, esteja atento.

Youtube EMEL Lisboa

Test-drive mostra se os quilómetros foram alterados?

A fim de comprar com segurança, algumas pessoas questionam se fazer um test-drive ajuda a perceber se os quilómetros foram alterados. A resposta é sim.

Evidentemente, você não terá plena certeza ao conduzir se os quilómetros foram alterados, mas terá uma noção do eventual desgaste do veículo.

Com esse propósito, é fundamental que o condutor teste a travagem e a velocidade dentro das margens da lei previstas. É provável que não saiba muito de mecânica. Uma vez que é importante, se não souber muito da matéria, peça ajuda para compreender a mecânica do veículo.

Os pedais revelam se um veículo teve os quilómetros alterados?

A somar a isso, outra dica importante para saber se um veículo teve os quilómetros alterados é olhar para o estado de conservação dos pedais.

Em relação ao caso de os pedais, se estiverem desgastados, você consegue perceber se os quilómetros indicados correspondem à realidade.

Por outro lado, você deve estar atento à caixa de velocidades ou até aos bancos do veículo.

Acima de tudo convém reter que os possíveis compradores devem também olhar para o capot e para a pintura dos veículo. No entanto, os compradores sabem que o carro poderá estar a brilhar e ter os quilómetros alterados. Mas esta é uma dica que deve sempre estar presente. Existem erosões do tempo que não são fáceis de contrariar.

Em todo o caso, o comprador deve fazer uma avaliação com um mecânico. Assim, evita eventuais enganos de comprar um veículo com quilómetros alterados.

Leve o veículo a uma oficina que confie. A menos que não tenha, fique a saber que há sempre uma boa forma de encontrar uma oficina de confiança, saiba como escolher um bom mecânico.

Há garantia quando se compra um carro usado?

Acima de tudo, quando alguém compra veículos novos sabe que existe a chamada garantia. Se bem que há outras dúvidas. Há garantia no caso das vendas entre particulares?

Deste modo, seja você um vendedor ou comprador de um veículo, é importante ser transparente e não um enganador.

Em jeito de conclusão, paute a sua conduta pela honestidade e evite problemas futuros.

Em destaque

Subir