Motores

Sebastien Ogier conclui temporada com vitória na Grâ-Bretanha

OgierGalesGB815

Sebastien Ogier rematou mais uma temporada de êxito em beleza, ao impor-se no Rali do País de Gales Grâ-Bretanha. Uma prova que dominou praticamente desde o primeiro quilómetro.

O tricampeão do mundo teve sempre uma grande oposição por parte de Kris Meeke, que ao conseguir a segunda posição selou o vice-campeonato de marcas para a Citroën e obteve o melhor resultado de um piloto britânico nos últimos 15 anos.

A tarefa de Ogier ficou substancialmente facilitada com a saída de estrada do seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala na segunda classificativa da prova, e apesar da oposição de Meeke, o francês da Volkswagen só momentaneamente perdeu a liderança quando ficou retido numa especial de sábado, devido ao capotamento de Thierry Neuville, que afastou o belga da prova de forma definitiva.

MeekeGalesGB315

Depois de anulada a perda, Sebastien Ogier acabou por bater Kris Meeke por 26 segundos, tanto mais que no último dia do rali o britânico teve de defender a segunda posição dos ataques de Andreas Mikkelsen, terceiro a somente uma dezena segundos do piloto da Citroën.

Para Mikkelsen a terceira posição foi um excelente resultado, se atendermos aos problemas de saúde que impediram o norueguês da Volkswagen de participar no ‘shakedown’ de quinta-feira.

O quarto lugar de Dani Sordo e o quinto de Hayden Paddon acabaram por ser insuficientes para a Hyundai ‘roubar’ o vice-campeonato de construtores à Citroën, apesar de Mads Ostberg ter perdido a quarta posição na etapa de sábado.

EvansGalesGB315

O norueguês acabaria apenas na sétima posição, atrás de Elfyn Evans, que acabou por ser o melhor piloto da M-Sport, depois de Ott Tanak também ter sofrido um percalço no segundo dia de prova.

Latvala regressou ao rali, mas os problemas de transmissão na segunda classificativa de sábado impediram qualquer recuperação na classificativa. O finlandês da Volkswagen limitou-se a dominar os troços do último dia.

Classificação final
1.º Sebasrtien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h03m2,0s
2.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 26,0s
3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 36m2s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m52,3s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 3m00,5s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m09,1s
7.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 4m28,4s
8.º Séphane Lefebvre/Stéphane Prévot (Citroën) + 5m38,4s
9.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 6m22,7s
10.º Lorenzo Bertelli/Lorenzo Granai (Ford) + 8m05,0s

Em destaque

Subir