Fórmula 1

Vitória de Nico Rosberg no Brasil garante-lhe o vice-campeonato

RosbergBrasil515

Nico Rosberg garantiu o segundo lugar no campeonato do mundo de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prémio do Brasil, disputado este domingo no Autódromo Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

O alemão dominou a prova desde o seu início, só perdendo a liderança na altura das paragens nas boxes para o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, que ao ser segundo garantiu mais uma ‘dobradinha’ para a Mercedes.

Numa pista onde a degradação dos pneus da Pirelli eram um factor a considerar, a maioria dos pilotos sabiam que a melhor estratégia seria a de três paragens nas boxes. Foi o que fizeram os dois pilotos da Mercedes.

Só que Rosberg tirou partido da ‘pole position’ e assumiu o comando da corrida mal se acenderam os semáforos verdes, e depois de descrever a primeira curva de Interlagos na frente de Hamilton nunca mais deixou o controlo das operações.

Mais, quando o tricampeão do mundo forçou o andamento e tentou uma aproximação, deteriorou os pneus, ao ponto de, no terceiro terço da prova, acabar por perder o contacto com o seu companheiro de equipa.

VettelBrasil215

Sebastian Vettel ocupou a terceira posição do princípio ao fim da corrida, e com a pista seca depressa percebeu que não teria quaisquer hipóteses de alcançar os pilotos da Mercedes se estes não tivessem problemas. Isso não aconteceu e o alemão teve mesmo de se contentar com o último lugar do pódio, insuficiente para manter viva a esperança de ainda ‘roubar’ a segunda posição no campeonato a Nico Rosberg.

Largando da segunda fila da grelha ao lado do seu companheiro de equipa, Kimi Raikkonen seguiu no quarto posto do princípio da corrida, ainda que na primeira curva tenha sido desafiado pelo seu compatriota Valtteri Bottas.

Depois o finlandês da Ferrari conduziu uma prova solitária, pois o finlandês da Williams nunca se mostrou capaz de o incomodar, depois de uma partida fulgurante, largando da quarta fila da grelha.

Felipe Massa não conseguiu imitar o seu companheiro de equipa, e por isso não teve uma prova muito brilhante diante do seu público, não conseguindo aproximar-se de Nico Hulkenberg e Daniil Kvyat, que arrancaram à sua frente e terminaram à sua frente.

BottasBrasil215

Classificação final
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h31m09,090s
2.º Lewis Hamuilton (Mercedes) + 7,756s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 14,244s
4,º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 47,543s
5.º Valtteri Bottas (Williams) + 1 volta
6,º Nico Hulkenberg (Force India) + 1 volta
7.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 1 volta
8.º Felipe Massa (Williams) + 1 volta
9.º Romain Grosjean (Lotus) + 1volta
10.º Max Verstappen (Toro Rosso) + 1 volta

Em destaque

Subir