Hoje é dia

20 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Osteoporose

“Vinte de outubro é o Dia Mundial da Osteoporose, doença oculta até à fase em que avança para um estado mais grave. Saiba os comportamentos a adotar e quais os grupos de risco de um problema nos ossos, que pode gerar uma incapacidade, dor e, em casos extremos, a perda da independência.

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos e que se carateriza pela diminuição substancial da massa óssea, com o desenvolvimento de ossos fracos, finos e de extrema sensibilidade, sujeitos a fraturas.

Esta doença, mais comum em mulheres do que em homens, faz parte do processo normal de envelhecimento.

Progride de forma lenta e raramente apresenta sintomas, sendo por regra detetada após uma fratura que não resulta de um trauma.

Neste Dia Mundial da Osteoporose, pretende-se alertar para um problema que pode ser evitado, com diagnósticos preventivos, uma vez que esta doença se esconde, até uma fase em que atinge maior gravidade.

Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos padeça de osteoporose, doença que provoca milhões de fratura, todos os anos.

Estão mais suscetíveis à doença as mulheres, os fumadores, os consumidores de álcool e de café em excesso e os diabéticos, bem como as pessoas que têm uma atividade física desadequada, quer por sedentarismo, quer por excesso dessa atividade.

“Aconselham-se exercícios físicos regulares, dieta com alimentos ricos em cálcio, bem como um acompanhamento médico, sobretudo nos grupos de risco. Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Osteoporose.

Nasceram a 20 de outubro James Chadwick, físico britânico, Nobel da Física (1891), Christiane Nüsslein-Volhard, bióloga alemã (1942), e Elfriede Jelinek, novelista austríaca, Nobel da Literatura (1946).

Morreram neste dia João de Barros, historiador português (1570), Arthur Henderson, político escocês, Nobel da Paz (1935), Herbert Hoover, presidente dos EUA (1964), Paul Dirac, matemático e físico britânico (1984), Burt Lancaster, ator norte-americano (1994), Mariana Rey Monteiro, atriz portuguesa (2010), e Muammar al-Kadhafi, ex-ditador da Líbia (2011).

Em destaque

Subir