Mundo

Vídeo: Este prédio buzina como um comboio

O fenómeno é registado no Beetham Tower, um arranha-céus de Manchester, em Inglaterra. Não é misterioso, porque é conhecida a origem do som, mas é irritante para os moradores. E original para quem não tem de viver perto desta realidade. Veja o vídeo.

O efeito do vento forte na Beetham Tower faz-se ouvir em Manchester, de forma original.

Este prédio britânico tem uma particularidade. Emite sons, de uma forma intensa, que se propagam por grande parte da cidade de Manchester.

Há quem o compare com a buzina de um comboio. Há ainda quem seja mais radical e fale em tortura. Outros ficam num meio-termo e apelidam o som de “zubido”.

Certo é que o fenómeno colocou a Beetham Tower nas bocas do mundo.

O edifício de 47 andares – com 168 metros de altura, o que faz dele o maior prédio de Manchester – reage à força do vento, provocando um efeito que se estranha e que se torna incomodativo.

A origem do problema estará nas lâminas de vidro utilizadas nas fachadas. Diversas intervenções já foram feitas, para eliminar o ruído, mas o melhor que se consegiuiu foi reduzi-lo ligeiramente.

A Beetham Tower é também chamada de “Torre Hilton” e foi edificada em 2006.

Um vídeo mostra o som onde deveria haver silêncio. E o som do prédio concede àquela zona da cidade um ambiente assustador.

Por detrás desta história há um detalhe curioso. É que o arquiteto Ian Simpson, que desenhou o edifício, comprou um dos últimos pisos da torre. Mora lá em cima, perto das nuvens, mas convive com o problema.

Aliás, Simpson já pediu desculpa aos restantes moradores e às pessoas que sentem este fenómeno. Tem participado no estudo de algumas soluções, sem sucesso.

E o mais provável é que o som da Torre Hilton a transforme num ex-libris indesejado da cidade de Manchester. Desde que haja vento suficiente para provocar vibração.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir