TV

Rússia: Apresentador de TV admite, em direto, que é portador do vírus da sida

Na Rússia, onde a sida ainda é um tabu, Pavel Lobkov teve a coragem de assumir que é seropositivo. O conhecido apresentador de televisão fez o anúncio em direto, durante o Dia Mundial da Sida, tornando-se na primeira figura pública russa a revelar que tem o VIH.

Foi ontem à noite, quando o mundo ainda evocava o Dia Mundial da Sida, que Pavel Lobkov, em direto na televisão independente Dozhd, fez o anúncio.

O apresentador, de 48 anos, tornou-se na primeira figura pública russa a admitir que está infetado pelo vírus da imunodeficiência humana: VIH, ou HIV na sigla internacional.

A Rússia é um dos países com uma das maiores taxas de infeção por HIV, mas o assunto ainda é tabu. Há cerca de mil novos casos a serem diagnosticados a cada mês e a população de seropositivos aproxima-se do milhão, apesar de muitos especialistas acreditarem que os números ‘reais’ serão muito superiores.

Pavel Lobkov, um antigo formador da estação pública, foi diagnosticado há mais de uma década, em 2003, quando fez exames numa clínica privada.

O apresentador usou a declaração em direto para revelar a forma como foi banido da clínica. Quando o médico chegou, carregando o processo com um ‘HIV+’ escrito a vermelho, disse-lhe que não poderia continuar a ser tratado naquela unidade porque, e citou, “você é HIV positivo”.

“Hoje dei um passo muito importante na minha vida. Iniciei a minha própria ‘perestroika’, como Mikhail Gorbachev nos disse”, comentou Lobkov, admitindo – também em direto – que chegou a pensar no suicídio quando soube que era seropositivo.

A revelação foi elogiada por outras figuras públicas e por muitos anónimos. Pavel Chikov, um conhecido advogado dos direitos humanos, adiantou, através do Twitter, que a declaração de Lobkov foi “um passo com um enorme significado para todos com o mesmo status”.

Nas contas da Organização Mundial da Saúde, foi na Rússia que foram diagnosticados 60 por cento de todos os novos casos do HIV na Europa em 2014.

Os heterossexuais são referidos como os maiores focos de transmissão do vírus, que se propaga através do contacto com fluidos corporais contaminados.

Ao nível de figuras públicas, a mais recente declaração veio de Charlie Sheen.

O ator norte-americano, de 50 anos, revelou que é seropositivo a 17 de novembro, durante uma entrevista em que abordou também os vícios do álcool e de drogas e o recurso a prostitutas para manter relações sexuais quando sabia estar infetado com o HIV.

Em destaque

Subir