Euromilhões

Tribunal de Aveiro sorteia os quatro jurados para o julgamento do “estripador de Lisboa”

tribunal_aveiro_1O Tribunal de Aveiro vai sortear hoje o júri, de quatro cidadãos, que vai definir a culpabilidade e a eventual sanção a aplicar a José Guedes, o assumido “estripador de Lisboa”, que vai responder por homicídio duma jovem em 2000.

Não terá a emoção duma roda da sorte, nem o dinheiro do euromilhões, mas hoje há sorteio no Tribunal de Aveiro. É este o processo que vai definir o tribunal de júri para o julgamento de José Guedes, o assumido “estripador de Lisboa”, num processo em que o arguido é acusado de, em data incerta, ter morto uma jovem nos arredores da cidade da ria.

O sorteio estará já a decorrer, selecionando numa primeira fase um total de 100 pessoas, de entre os cadernos eleitorais do concelho de Aveiro. Deste grupo será eleito um segundo lote, de 18 pessoas, para o presidente do coletivo de juízes escolher os oito ‘finalistas’, com quatro efetivos e outros tantos suplentes.

Foi o Ministério Público quem requereu o tribunal de júri para o julgamento de José Guedes, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2011. A um tribunal de júri cabe intervir na decisão das questões da culpabilidade e da determinação da sanção. Terminado o sorteio, serão agendadas as duas primeiras audiências do julgamento.

O “estripador de Lisboa” é acusado de homicídio por, em data incerta – sabendo-se que foi antes das 17h00 do dia 16 de janeiro de 2000 –, ter morto uma jovem nos arredores de Aveiro. A acusação alega que o arguido terá abordado a vítima, que se dedicaria à prostituição, no lugar da Póvoa do Paço (Esgueira). Ambos terão seguido para uma casa isolada e em construção, na rua dos Poisios, onde José Guedes terá consumado o crime, de forma livre e conscientemente.

Em destaque

Subir