Economia

IVA espanhol aumenta de 18 para 21 por cento

mariano_rajoyMariano Rajoy, primeiro-ministro de Espanha, está a prestar esclarecimentos durante esta manhã, sobre as novas medidas de austeridade que serão aplicadas no país. Entre elas está o aumento do IVA em três por cento, bem como alguns cortes, nomeadamente no setor público, onde serão eloiminadas despesas desnecessárias. Os funcionários públicos vão perder um subsídio.

Depois da Cimeira Europeia do Congresso dos Deputados, Mariano Rajoy tem vindo a prestar esclarecimentos durante a manhã desta quarta-feira, no que toca às novas medidas de austeridade a serem aplicadas no país vizinho.

“Sei que as medidas não são agradáveis, cada uma delas em particular e, todas juntas, muito menos, mas são imprescindíveis”, afirmou Rajoy, enquanto anunciava a subida do IVA, aumentando a taxa máxima de 18 por cento para 21 por cento e a intermédia de oito para 10 por cento. A mínima vai manter-se nos quatro por cento.

O primeiro-ministro de Espanha anunciou ainda uma reforma nas administrações públicas espanholas, a qual visa poupar 3,5 mil milhões de euros. Rajoy vai avançar com a delimitação de competências e a proibição que as autarquias prestem serviços para os quais não tenham verba disponível. Outra medida é a redução dos vereadores em 30 por cento, em paridade com a população de cada região. 

Outra decisão do Governo de Mariano Rajoy que terá repercussões no setor público é o corte de do pagamento de um dos subsídios extraordinários a funcionários que prestem serviços em cargos de alta liderança, nomeadamente na administração central, autonómica e local.

As empresas estatais também serão reduzidas e ainda 20 por cento dos subsídios destinados aos partidos políticos serão cortados.

No que toca ao subsídio de desemprego, este também sofrerá alterações, sendo que a partir do sexto mês da atribuição deste, será reduzido de 60 por cento para 50 por cento, embora o prazo do subsídio se mantenha nos 24 meses.

Rajoy adiantou ainda que pretende tomar medidas em relação às reformas antecipadas. Os espanhóis ficaram ainda a saber que a fiscalidade ambiental e o imposto sobre o tabaco também terão aumentos.

Em destaque

Subir