Motores

Toyota fixa nova ‘pole’ provisória e bate recorde em Le Mans

A Toyota repetiu na segunda qualificação das 24 Horas de Le Mans aquilo que tinha feito na primeira, dominando os acontecimentos e novamente com o TS050 nº 7 guiado por Kamui Kobayashi, que desta vez conseguiu baixar em quase quatro segundos o seu tempo da véspera, ao rodar em 3m14,791s. Um novo recorde do traçado de La Sarthe.

O japonês – que divide o protótipo com Mike Conway e Stéphane Sarrazin – mostra assim que é a força a bater, uma vez que deixou a concorrência mais próxima a mais de dois segundos.

A Porsche deu a ‘resposta’ possível à marca japonesa, com o 919 Hybrid nº 2 – Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley – a conseguir o segundo tempo, a 2,468s da melhor marca, enquanto o Porsche nº 1, de Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy, rubricou o terceiro registo, a 3,276s do tempo realizado por Kobayashi.

No entanto a Toyota tem alguns motivos de preocupação, já que o carro nº 8 deu problemas quando Sebastian Buemi estava ao volante, obrigando o suíço a regressar às boxes em modo elétrico. Isto apesar da equipa ter conseguido o quarto tempo, a 4,640s do melhor tempo.

O Toyota nº 9 fechou o top cinco, ainda que Nicolas Lapierre tudo tenha feito para encurtar a diferença para os outros LMP1 oficiais. Ficou a quatro décimas do registo conseguido pelo segundo Toyota.

A Manor foi a supresa, ao conseguir o melhor tempo da categoria LMP2, 3m25,549s, por intermédio de Simon Trummer, que divide o Oreca 07 nº 25 d com Roberto Gonzalez e VitalyPetrov. O suíço deixou o Oreca nº 38 da Jackie Chan Racing a mais de um segundo.

Infelizmente para Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa, Will Owen e Hugo de Sadeleer, o 17º tempo da classe – 3m30,693s – foi o resultado possível.

Em GTE Pro a Aston Martin voltou a ser a mais rápida, mas desta vez com o Vantage nº 97 – de Daniel Serra, Jonathan Adam e Darren Turner – com uma volta em 3m51,860s, que bateu por duas décimas o Ferrari 488 nº 41 da AF Corse – de Michele Rugolo, Alessandro Pierguidi e James Calado.

Pedro Lamy não conseguiu ser o mais rápido em GTE Am. O piloto português ficou-se pelo terceiro registo, a três décimas do mais rápido, que foi, desta feita, o Ferrari 488 da JMW – confiado a Will Stevens, Robert Smith e Dries Vanthoor, com uma volta em 3m53,981s.

Em destaque

Subir