Motores

Tanak abandona na Grã-Bretanha e Ogier ‘salta’ para a liderança

O Campeonato do Mundo de Ralis está ao rubro, e a segunda etapa do Rali de Gales Grã-Bretanha só contribuiu para acentuar isso. Ott Tanak abandonou quando parecia caminhar para o seu quarto triunfo consecutivo, e Sebastien Ogier passou para o comando.

Largando para este terceiro dia de prova com uma vantagem de quase meio minuto sobre Thierry Neuville, Tanak tinha tudo para conseguir ampliar essa diferença e assim se aproximar do líder do campeonato.

Mas se o belga da Hyundai tinha problemas e ‘caía’ na classificação, o estónio da Toyota acabaria por claudicar na segunda secção da etapa, realizada na tarde deste sábado, quando já tinha quase 42 segundos de vantagem sobre Ogier. Na passagem pela 16ª especial – Sweet Lamb Hafren – Tanak encostou o seu Yaris WRC.

Nem o piloto nem o seu navegador, Martin Jarveoja percebiam o que lhes acontecera, embora o estónio referisse: “A proteção do cárter partiu e também o radiador, mas não sabemos bem o que sucedeu. A pressão e a temperatura começaram a subir. Era uma boa oportunidade que tínhamos de um bom resultado que se perdeu. Estava a correr bem em todas as especiais. É uma grande deceção”.

O abandono de Ott Tanak deixou os quatro primeiros separados por menos de 14 segundos, com Sebastien Ogier a possuir agora pouco mais de quatro sobre Jari-Matti Latvala, que passou a ser o ‘ponta-de-lança’ da Toyota para as cinco classificativas do último dia de rali.

Espekka Lappi também não está longe do novo líder da prova, a pouco mais de 11 segundos, sendo que Craig Breen, no melhor dos Citroën, parte para a derradeira etapa com reais possibilidades de lutar pelo pódio, pois encontra-se a somente 1,7s do mais jovem dos finlandeses da Toyota.

A fechar o top cinco, Mads Ostberg já está a mais de meio minuto de Ogier, pelo que tentará garantir para a Citroën os pontos da quinta posição, ameaçada pela proximidade de Andreas Mikkelsen, que depois dos problemas de Neuville passou a ser o melhor representante da Hyundai.

Fica por saber se a marca coreana dará ordens de equipa para que Hayden Paddon e Andreas Mikkelsen percam tempo para Thierry Neuville colecionar mais pontos para o campeonato de pilotos, mas a probabilidade é grande já que uma dezena de segundos separam os três homens da equipa sediada em Alzenau.

Classificação após a 18ª PE

1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) 2h31m22,5s

2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 4,4s

3º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 11,8s

4º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 13,5s

5º Mads Ostberg/Torsten Eriksen (Citroën) + 34,1s

6º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 36,5s

7º Hayden Padon/Sebastian Maryin (Hyundai) + 45,4s

8º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 55,5s

9º Harri Rovanpera/Juho Huttunen (Skoda) +7m30,8s

10º Pontus Tideman/Jonas Andersson (Skoda) + 8m33,9s

Em destaque

Subir