Nas Notícias

Serra da Estrela é portuguesa, o queijo pode ser espanhol. Autarca exige fiscalização

queijo serra da estrelaPara José Carlos Alexandrino, da Câmara de Oliveira do Hospital, falta fiscalização ao queijo da Serra da Estrela. O autarca garantiu que há clientes a comprarem “gato por lebre”, pois muito queijo está a ser vendido com a denominação de origem protegida (DOP) apesar de ser feito com leite… espanhol.

E o alerta de José Mendes não podia vir em melhor altura: Oliveira do Hospital organiza, no fim de semana de 5 e 6 de março, a 25.ª Feira do Queijo da Serra da Estrela.

“Os pequenos produtores, face aos preços da certificação dos produtos, certificam meia dúzia de queijos, apenas para dizer que têm produto certificado, e depois vendem os restantes a preços mais baixos, porque, caso contrário, não conseguem ter rendimento da produção do verdadeiro Queijo Serra da Estrela”, revelou José Carlos Alexandrino.

Mas o principal problema que deixa o queijo da Serra da Estrela “seriamente em risco” é o fabrico do mesmo com leite espanhol, quando a DOP implica o uso de leite de cabra local.

“O verdadeiro Queijo Serra da Estrela é produzido com leite de ovelha da raça bordaleira Serra da Estrela e é isso que temos de continuar a preservar, sob pena de se perder um produto de excelência”, insistiu o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital.

O autarca frisou ser “fundamental” reforçar a fiscalização e apoiar os pequenos produtores ao longo do processo de certificação do fabrico. Um alerta que foi deixado em Coimbra, onde uma comitiva de duas dezenas de ovelhas desfilou para promover o certame de 5 e 6 de março.

“Somos um dos poucos concelhos do distrito que temos o verdadeiro e genuíno queijo da Serra da Estrela, que é um produto Denominação de Origem Protegida, de excelência e gourmet”, orgulhou-se José Carlos Alexandrino.

Em destaque

Subir