Nas Notícias

Universidade de Coimbra assinala 726 anos no dia 1 de março

universidade de coimbraNa próxima terça-feira, dia 1 de março, assinalam-se os 726 anos da Universidade de Coimbra (UC). O dia de aniversário começa, às 10 horas, com a iniciativa “Há Festa no Colégio de Jesus”, que inclui uma visita gratuita ao Gabinete de Física e Galeria de História Natural.

Às 11 horas é inaugurada a obra de reabilitação da Capela de S. Miguel, integrada no Projeto de Requalificação do Pátio da Universidade, das Escadas de Minerva e acessibilidades no Paço das Escolas, com cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Centro e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A obra na Capela de S. Miguel, orçada em 180 mil euros, compreendeu a reabilitação da cobertura e do altar-mor e foi assente numa filosofia de intervenção mínima, não intrusiva e em absoluto respeito pela autenticidade.

À tarde, pelas 14h30, a Sessão Solene do Dia da Universidade tem lugar, pela primeira vez, na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos). Destaque para as intervenções de António Jorge Viegas de Vasconcelos, em representação do Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, e de João Gabriel Silva, Reitor da UC, e para a entrega do Prémio UC, no valor de 25 mil euros, a Adélio Mendes.

O prémio, patrocinado pelo Banco Santander Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, consagra, de acordo com o júri, “o percurso académico de Adélio Mendes, pautado por um enorme brilhantismo tanto ao nível pedagógico como científico e social.”

Em destaque

Subir