Motores

Sebastien Ogier garante quarto título com vitória em Espanha

ogiercatalunha7

Sebastien Ogier e Julien Ingrassia sagraram-se campeões mundiais de ralis pela quarta vez consecutiva ao imporem-se este domingo no Rali da Catalunha.

Embora não precisasse de ganhar a prova espanhola para chegar ao título, sobretudo depois do abandono de Andrea Mikkelsen, a dupla francesa da Volkswagen foi mais forte nos dois dias em que se disputou em pisos de asfalto.

Na derradeira etapa do rali, Sebastien Ogier fez aquilo que se esperava; fez o que precisava para se manter a salvo dos possíveis ataques de Dani Sordo, o herói local que conseguiu liderar a prova no segundo dia de prova.

O espanhol da Hyundai partiu para esta última jornada a menos de cinco segundos do campeão do mundo, mas este acabou por não dar quaisquer hipóteses impondo-se por mais de 15 segundos.

sordocatalunha5

“Foi uma época dura mas fantástica. Este foi um titulo mais cerebral. Não foi o mesmo que no ano passado, tive que lutar muito mais para o conseguir, mas foi bom”, afirmou Sebastien Ogier no final da prova.

Mesmo não conseguindo impor-se na Catalunha, Sordo foi o melhor dos outros, terminando o ‘seu’ rali com mais de um minuto de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Thierry Neuville.

A Hyundai também teve como prémio de consolação o facto de colocar três carros nas quatro primeiras posições devido ao facto de Hayden Paddon ter sido quarto.

Mas Ostberg fechou o top cinco no melhor dos Ford Fiesta WRC da M-Sport, graças ao abandono de Kris Meeke, que não conseguiu manter a quinta posição devido a problemas de motor no seu Citroën DS3 WRC.

neuvillecatalunha5

Classificação final
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h13m03,6s
2.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 15,6s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m15,0s
4.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m27,8s
5.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 3m24,4s
6.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 5m24,9s
7.º Kevin Abbring/Scott Marshall (Hyundai) + 7m31,3s
8.º Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda) + 9m05,1s
9.º Pontus Tiedman/Jonas Andersson (Skoda) + 9m20,4s
10.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 9m57,1s

Em destaque

Subir