Motociclismo

Marc Marquez coroado campeão do mundo no Japão

marquezjapao4

Marc Marquez sagrou-se campeão do mundo de MotoGP pela terceira vez ao vencer o Grande Prémio do Japão da especialidade, disputado este domingo no circuito de Motegi.

Uma prova atribulada em que o espanhol da Honda ficou com o ‘caminho livre’ depois de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo sofrerem quedas, ainda que sem consequências para ambos.

Não obstante Rossi largar da ‘pole position’ Marquez conseguiu levar a melhor após uma dura batalha com o italiano da Yamaha, antes deste cair, acabando assim por vencer e conquistar o terceiro título na categoria ‘rainha’ do motociclismo.

Um arranque muito lento de Valentino Rossi permitiu a Marc Marquez chegar à primeira curva de Motegi na frente do transalpino e também de Jorge Lorenzo. Mas a prova estava no seu começo e depois da queda de Eugene Laverty seria a vez de Rossi o imitar ao perder a frente da Yamaha n.º 46, deixando Lorenzo a defender as honras da marca dos três diapasões.

doviziosojapao2

Contudo o maiorquino não estaria muito tempo em pista e também ele sofreu uma queda a quatro voltas do final, que promoveu Andrea Dovizioso à segunda posição e deixou Marc Marquez descansado no comando.

Para o piloto de Cervera, de 23 anos, foi o terceiro título de MotoGP, a 55.ª vitória da sua carreira, que tem já oito anos no campeonato do mundo e 147 grandes prémios, 89 pódios, 64 ‘pole position’ e 48 voltas mais rápidas.

Maverick Viñales, autor de uma grande recuperação e de um duelo épico com Cal Crutchlow, viria a terminar a corrida no último lugar do pódio, cortando a meta à frente do seu companheiro de equipa na Suzuki, Aleix Espargaro, numa inversão das posições da partida. Crutchlow fechou o top cinco.

maverickvinalesjapao2

Classificação
1.º Marc Marquez (Honda) 42m34,610s
2.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 2,992s
3.º Maverick Viñales (Suzuki) + 4,104s
4.º Aleix Espargaro (Suzuki) + 4,726s
5.º Cal Crutchlow (Honda) + 15,049s
6.º Pol Espargaro (Yamaha) + 19,654s
7.º Alvaro Bautista (Aprilia) + 23,032s
8.º Danilo Petrucci (Ducati) + 28,555s
9.º Scott Redding (Ducati) + 28,802s
10.º Stefan Bradl (Aprilia) + 32,330s

Em destaque

Subir