Apresentações/Novidades

Renault evolui Kadjar

A Renault decidiu agora renovar o Kadjar, a sua proposta para o segmento dos SUV compactos, lançado em 2015.

Esta renovação incidiu em todos os domínios, indo da estética ao equipamento e às qualidades fora-de-estrada que também se pedem a este tipo de automóvel.

Assim a marca do losango dotou o Kadjar de alguns elementos de estilo que refinam a sua imagem ao mesmo tempo que o dota de uma nova gama de motores a gasolina e diesel, com melhores desempenhos e menores consumos.

Esteticamente o SUV compacto da Renault mantém a assinatura luminosa em C – verdadeira identidade da atual gama da marca – com os indicadores de direção em LED integrados nos faróis diurnos, enquanto os de nevoeiro possuem agora tecnologia LED Pure Vision (que divide por seis a energia necessária face aos de halogéneo), mas tornam-se retangulares.

A grelha frontal, de maiores dimensões, recebe algora elementos cromados. Atrás os indicadores de direção, também em LED, estão integrados no pára-choques, e são mais finos e elegantes do que na primeira geração do Kadjar. , o que reforça o espírito «fora-de estrada» do Novo Kadjar. A imagem exterior também sai reforçada com dois tipos de jantes em liga leve de 17 e de 19 polegadas.

O interior também foi alvo de especial atenção, sobressaindo na parte central do painel de bordo o novo ecrã tátil de tecnologia capacitiva. É de sete polegadas e integra o sistema R-Link 2, enquadrado nos flanco pelas teclas de controlo. Este sistema está equipado com a função da replicação do smartphone e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Os passageiros do banco traseiro dispõe de duas entradas USB para ligar telemóveis, tablets ou consolas de jogos. As lâmpadas de iluminação do solo, colocadas junto às portas dianteiras, facilitam o acesso a bordo a locais sem iluminação.

São de notar alguns detalhes, como as inserções de cromado ‘setinado’ nos arejadores, nas pegas das portas e na consola central. Além disso as portas integram novas zonas de comandos dos vidros e dos retrovisores elétricos, agora devidamente iluminadas para facilitar a utilização noturna. Destaque também para os novos bancos dianteiros, com regulação do comprimento do assento, e mais apoio lateral para os ocupantes.

Os ocupantes usufruem de um espaço amplo, considerando o que existe no mercado neste segmento, sendo que o banco traseiro, rebatível facilmente com o sistema ‘Easy Break’ em combinações de ⅔ e de ⅓ pode ser rebatido de uma só vez. As costas do banco do passageiro da frente podem ser totalmente rebatidas, permitindo o carregamento de objetos com mais de metro e meio de comprimento. Isto sem falar dos 527 litros de volume da sua bagageira, uma das mais generosas do segmento.

Já no que se refere à mecânica, o novo Renault Kadjar dispõe de motores que incluem as mais recentes tecnologias anti-poluição, sendo de destacar o moderno 1.3 Tce FAP desenvolvido em cooperação com a Daimler-Benz.

Um quatro cilindros de funcionamento suave e sem vibrações, equipado com filtro de partículas que se regenera automaticamente, a intervalos regulares. Este bloco surge em quatro variantes – Tce 140 FAP com caixa de velocidades manual, Tce 140 FAP com caixa EDC, Tce 160 FAP de caixa manuel e Tce 160 FAP de caixa EDC.

Já no campo dos diesel é de destacar o sistema de redução catalítica seletivo (SCR), considerado como um dos melhores sistemas de tratamento dos óxidos de azoto (NOx). Permite reduzir as emissões poluentes, sem qualquer impacto no desempenho do motor.

Os novos ‘Blue dCi’ são mais potentes do que os anteriores. O Blue dCi 115 tem mais cinco cv que o motor da anterior e está disponível com caixa manual, devendo posteriormente receber a transmissão automática de dupla embraiagem EDC.

Já o Blue dCi 150, com um aumento de potência de 20 cavalos face ao anterior modelo, proporciona performances de alto nível. Associado a uma caixa de velocidades manual, estará disponível nas transmissões 4×2 e 4×4.

A transmissão integral 4WC do Kadkar benefica dos conhecimentos da Nissan na matéria e possui três modos de funcionamento que podem ser selecionados pelo botão rotativo na consola central, por detrás da alavanca da caixa de velocidades.

Nas versões de duas rodas motrizes existe o sistema Extended Grip. Associado a pneus ‘mud and snow’, este sistema antipatinagem otimiza a motricidade do automóvel em pisos escorregadios.

O novo Renault Kadjar poderá usufruir melhor de todas estas melhorias mecânicas, já que possui uma altura ao solo de 200 milímetros, e também ângulos de ataque e saída de 17 e 25 grauis, respetivamente, que lhe permite enfrentar terrenos difíceis sem dificuldades.

Em destaque

Subir