Economia

Preços dos combustíveis sobem hoje e Portugal já é oitavo mais caro a nível europeu

preços combustíveis sobemOs postos de abastecimento devem atualizar hoje os preços dos combustíveis, que voltam a subir. Este novo aumento vai colocar Portugal como o oitavo país com a gasolina mais cara de entre os 28 da União Europeia e o 12.º no caso do gasóleo.

A passagem da nona para a oitava posições foi também influenciada pelo recente aumento do imposto sobre produtos petrolíferos em seis cêntimos (7,4 cêntimos com IVA), que entrou em vigor no passado dia 12.

A subida de preços que hoje se deve verificar tem por base o recente aumento da cotação do petróleo nos mercados internacionais, com a gasolina a subir 3,6 por cento e o gasóleo a crescer 6,2 por cento.

Isto significa, antecipa o Negócios, uma subida do preço a pagar por litro em 1,5 cêntimos para a gasolina e dois cêntimos para o gasóleo.

Os dados mais recentes da Direção Geral de Energia e Geologia indicam um preço médio de 1,025 euros pelo litro do gasóleo simples e de 1,285 euros pelo litro de gasolina simples de 95 octanas.

A subida de hoje vai ‘beneficiar’ quem mora perto de ou trabalha em Espanha, pois aí o litro de gasolina ficará 23,6 cêntimos mais barato. O Governo tenta incentiva o abastimento das empresas em Portugal com uma majoração de 20 por cento no IRC, mas os economistas duvidam ainda da eficácia destas contas.

Em destaque

Subir