Nas Notícias

Polícias de duas esquadras de Lisboa precisam de autorização superior para ligar para o SNS24

Os agentes de duas esquadras da PSP em Lisboa foram informados de que têm de solicitar autorização ao comando para contactar a linha Saúde24 em caso de suspeita de infeção por covid-19, de acordo com a Sábado.

Segundo a revista, o email enviado pelo Comando Metropolitano de Lisboa para as 19.ª e 41.ª esquadras serviu para “elucidar sobre os procedimentos a ter relacionados com a covid-19”.

De acordo com a instrução, os agentes da PSP não podem entrar em isolamento profilático e faltarem ao serviço por “mera indicação” da linha de saúde.

“Não ficarão automaticamente em isolamento e, consequentemente ausentes ao serviço, por mera indicação do SNS24, pois estes não têm qualquer competência para ordenar tal procedimento, nem justificar as faltas”, explica o email, enviado pelo subcomissário Martins.

Caso entre em contacto com uma pessoa infetada, um agente da PSP não pode “por iniciativa própria” ligar para o SNS24, tendo de receber uma autorização para esse contacto através da “estrutura de comando”.

Esse contacto, ainda de acordo com o email, só será autorizado “havendo sintomas compatíveis com o vírus”, não sendo suficiente que um polícia tenha “contactado alguém que deu positivo”.

Depois de contactado o SNS24, com a devida autorização superior, os agentes terão de continuar ao serviço até que seja marcado o teste indicado pelos profissionais de saúde.

A Sábado solicitou esclarecimentos à Direção Nacional da PSP, não tendo ainda obtido resposta.

Em destaque

Subir