PT Animal

PAN visita Caldas e Rio Maior à procura de soluções para a causa animal

O deputado do PAN – Pessoas – Animais – Natureza, André Silva, reúne amanhã com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, às 12h00, nas Caldas da Rainha, pela procura concertada de soluções para a falta de estruturas municipais que deem respostas ao preocupante número de animais abandonados na região e para discutir novas políticas de controlo de população nos canis municipais.

O partido vai também reunir com a CRAPAA (Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados) durante a manhã e à tarde reúne com o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior e com a Associação Animais de Rio Maior, às 14h30, na sede da Junta de Freguesia.

Em visitas anteriores de André Silva à região Oeste, em encontros onde também estiveram presentes os médicos veterinários dos municípios de Peniche e da Lourinhã, “foi possível constatar que a estrutura municipal atualmente existente está muito aquém das condições desejadas para suprir as necessidades do município e dar dignidade aos animais”.

O deputado obteve do responsável local “a garantia de que estão em curso soluções articuladas, nomeadamente com Associações de Proteção dos Animais locais”.

O PAN trouxe para debate na Assembleia da Republica no dia 11 de dezembro aquela que foi uma das principais ações de mobilização de cidadãos organizada pelo partido.

Recorde-se que a Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) pelo fim dos canis de abate em Portugal visa criar uma moldura legal que contemple os princípios de respeito pela vida dos animais não humanos e está, neste momento, a ser discutida em Comissão Parlamentar na Assembleia da República onde serão também ouvidas várias entidades. Para o PAN, “fundamental será encontrar uma solução que seja simultaneamente realista e aplicável no curto prazo, que dignifique os animais e que seja socialmente justa”.

“Esta visita insere-se num quadro mais alargado de iniciativas de aproximação aos decisores locais que o PAN deu início no início do ano, visitando vários locais, para perceber onde, dentro do seu âmbito de ação e com o enquadramento regulatório atribuído a um partido com um único representante na Assembleia da República, pode ajudar nas diversas vertentes que integram o seu ideário – Pessoas, Animais e Natureza – apostando nas áreas da biodiversidade, saúde pública e do ambiente”, resume nota do partido.

Em destaque

Subir