TV

Londres: Pombos têm mochilas com GPS para medir a poluição (com vídeo)

A praga de muitas cidades foi transformada, em Londres, numa patrulha da qualidade do ar. Um ‘esquadrão’ de pombos foi equipado com mochilas que medem os níveis de poluição, enviando depois as coordenadas GPS por um pássaro, perdão, pelo Twitter.

Pigeon Air Patrol. Os céus de Londres podem não ficar mais seguros, mas sabemos melhor os níveis de poluição graças aos novos super-heróis da capital britânica.

Por iniciativa da agência de marketing DigitasLBI (de Londres, claro), um bando de pombos foi transformado numa patrulha aérea que mede a qualidade do ar da cidade.

Os pombos deste ‘esquadrão’ carregam uma mochila equipada com GPS e sensores que medem os níveis de poluição, os quais são depois enviados pelo Twitter, a rede social cujo logótipo foi inspirado no pássaro campainha-azul.

Os sensores na mochila, desenvolvida pela Plume Labs, permitem monitorizar os níveis de dióxido de azoto, de ozono e de compostos voláteis.

Durante três dias, a patrulha #PigeonAir vai sobrevoar os céus de Londres, enquanto em terra permanece um veterinário que vai monitorizar o estado de saúde dos pombos.

A iniciativa permite que os moradores de Londres possam conhecer a qualidade do ar junto ao local onde se encontram, através da conta @PigeonAir, e participar com comentários nos tweets e sugestões.

Em destaque

Subir