Motores

Nuno Matos vence prova muto conturbada

NunoMatosProenca315

Nuno Matos e Filipe Serra venceram a Baja Proença-a-Nova/Oleiros/Mação, garantindo o seu segundo triunfo consecutivo e relançando o campeonato nacional de todo-o-terreno.

Mas o êxito da dupla do Opel Mokka Proto na prova da Escuderia de Castelo Branco foi marcado por diversas vicissitudes, como foi o duelo com Miguel Barbosa e Hélder Oliveira. Adversários que viriam a ser afetados por vários problemas.

Primeiro foi Barbosa, que depois de se enganar no percurso no primeiro setor seletivo – induzido em erro – viu o motor do seu Mitsubishi Racing Lancer ‘calar-se’ no segundo setor seletivo e ficar a barrar a passagem a outros concorrentes.

Miguel Barbosa viria a retomar o andamento, não sem que a organização tenha sido obrigado a uma neutralização, mas esta decisão não evitou que vários concorrentes se recusassem a completar o percurso protestando.

Nuno Matos e Hélder Oliveira optaram por concluir a prova, com o piloto da Nissan Navara a terminar a quase seis minutos e meio do vencedor.

No entanto Oliveira, que liderou a prova durante todo o primeiro troço, teve uma saída de estrada quando seguia ‘colado’ ao Mitsubishi de Miguel Barbosa. O que o fez ‘cair’ na altura para a terceira posição.

NunoMatosProenca315

“Não podia ter corrido melhor. Depois do triunfo no Algarve e da subida ao primeiro lugar no campeonato vencer aqui é muito especial. Primeiro porque consolidamos a posição no ‘nacional’, depois porque sempre gostamos muito destas pistas”, afirmou o vencedor no final da prova.

“Desta vez sentimos que pudemos tirar partido do potencial do Opel Mokka Proto. Já tínhamos feito segundo e terceiro aqui, só nos faltava a vitória que agora conseguimos. Estou muito contente com este resultado. Foi mais uma vitória da equipa”, acrescentou Nuno Matos.

Já para Hélder Oliveira a segunda posição soube a pouco, pelo que fez durante grande parte da prova, e também porque desse modo se mantém no terceiro lugar do campeonato.

“Fica um certo sentimento de frustração, porque sabemos que podíamos ter vencido. Começamos muito bem a prova e até ao quilómetro 100 estivemos sempre na liderança”, assume o piloto de Barcelos.

“Numa altura em que vínhamos no pó do Miguel Barbosa tivemos uma saída de estrada que nos atrasou bastante e acabámos por cair algumas posições. Ainda assim não desistimos e continuamos a dar o nosso melhor”, refere ainda Hélder Oliveira.

HelderOliveiraProenca315

Todos os acontecimentos e percalços contribuíram para que João Ramos terminasse na terceira posição, conseguindo finalmente um pódio aos comandos da Toyota Hilux Overdrive.

Classificação final
1.º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel) 5h15m08s
2.º Hélder Oliveira/Nuno R. Silva (Nissan) + 6m29s
3.º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota) + 32m27s
4.º Pedro Ferreira/Valter Cardoso (Depieres) + 45m14s
5.º Alexandre Mota/Luís Martins (Nissan) + 49m47s

Em destaque

Subir