Motores

Francisco Guedes consegue top dez em Paul Ricard

FranciscoGuedesPaulRicard415

Francisco Guedes esteve em plano de evidência nos 1000 Km de Paul Ricard, prova do campeonato Blancpain Endurance Series, que este sábado se disputou na famosa pista do sul de França.

Dividindo um Ferrari 458 Italia da AF Corse com os britânicos Duncan Cameron e Matt Griffin, o piloto português protagonizou uma prova sem mácula, que no final ‘pagou’ com o 10.º lugar da classificação geral e a segunda posição da categoria Pro-Am.

Mas nem tudo foi de feição para Francisco Guedes durante o fim-de-semana:
“Tivemos uma má qualificação e na corrida fomos vitimas de vários percalços. Apesar de estarmos quase conformados com um resultado menos bom, nunca deixámos de lutar e de fazer frente a várias adversidades e até penalizações. E talvez por isso este pódio tenha sabor a vitória”, explica.

“Conseguimos uma recuperação única, fruto também do trabalho da equipa que foi delineando a estratégia à medida que as coisas ia acontecendo. Acabou por resultar muito bem. Melhor seria impossível”, referiu Francisco Guedes extremamente satisfeito após seis horas de corrida.

O resultado de Francisco Guedes contrastou com o de Álvaro Parente, já que à imagem do que sucedera um Silverstone o McLaren do piloto do Porto foi abalroado. Não por um Bentley Continental, como sucedera na pista britânica, mas por um Audi R8 LMS Ultra.

Com os estragos provocados no Mclaren 650S branco, Parente foi obrigado a rumar às boxes para reparar o carro, resultando daí um enorme atraso. Juntamente com Adrian Quaife-Hobbs e Bruno Senna o português terminaria numa modesta 21:ª posição.

BuncombePaulRicard115

A corrida seria ganha pelo Nissan GTR de Alex Buncombe, Katsumasa Chiyo e Wolfgang Reip, naquela que foi a primeira vitória de sempre da marca japonesa no Blancpain Endurance Series. Algo que poderá acontecer para breve com a Bentley, que foi segunda, com o Continental GT3 de Steven Kane, Guy Smith e Andy Meyrick.

O último lugar do pódio foi para o BMW Z4 da Marc VDS de Maxime Martin, Markkus Paltalla e Lucas Luhr, autor de uma ascensão notável, já que partiu atrás de toda a gente… das boxes.

Classificação
1.º Reip/Buncombe/Chiyo (Nissan) 171 voltas
2.º Smith/Meyrick/Kane (Bentley) + 7,988s
3.º Palttala/Luhr/Martin (BMW) + 10,190s
4.º Juncadella/Bastian/Dusseldorp (Mercedes) + 52,995s
5.º Broniszewski/Bonacini/Lyons (Ferrari) +1m39,014s
6.º Venturini/Zaugg/Bortolotti (Lamborghini) + 1 volta
7.º Vautier/Moulin-Traffort/Pier Guidi (Ferrari) + 1 volta
8.º Morley/Johnston/Engel (Mercedes) + 1 volta
9.º Salaquarda/Bonanomi/Vervisch (Audi) + 1 volta
10.º Guedes/Cameron/Griffin (Ferrari) + 1 volta

Em destaque

Subir