Motores

Latvala na liderança na Austrália após o primeiro dia

LatvalaAustralia115

Jari Matti-Latvala terminou o primeiro dia do Rali da Austrália na liderança. O finlandês da Volkswagen manteve um aceso duelo com o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier e também com Kris Meeke.

O francês, que pode garantir o título mundial já na prova australiana, liderava o rali antes da derradeira especial da etapa, depois de a ter arrebatado a Latvala no segundo troço do dia, mas os 4,7s segundos que Ogier ganhou ao finlandês no troço de Newry Long acabariam por se revelar insuficientes.

Latvala ganhou a oitava especial e assim reassumiu o comando da prova, ainda que com uma magra vantagem de dois segundos sobre Kris Meeke, o mais rápido nesta última classificativa do dia, depois de ter perdido mais de seis segundos para o finlandês na quarta especial.

MeekeAustralia115

Ogier foi quem mais perdeu neste último troço de sexta-feira, caindo para o terceiro posto. Mas a diferença para o líder é inferior a cinco segundos e não terá de abrir a estrada no sábado, cabendo esse sacrifício a Stéphane Lefebvre, que partiu a suspensão do segundo Citroën oficial quando seguia na nona posição.

Na perseguição aos três primeiros durante a fase matinal, Dani Sordo e Hayden Paddon não conseguiram manter esse ritmo, vendo-se batidos por Andreas Mikkelsen, que no terceiro Volkswagen Polo R WRC terminou o dia a mais de uma dúzia de segundos de Latvala.

Tal como Meeke, Sordo também teve problemas de visibilidade na especial de Newry Long, enquanto Paddon concluiu a tirada convencido que algo se tinha partido no seu Hyundai i20 WRC, pois debateu-se com reações estranhas por parte do carro.

SordoAustralia115

Previsivelmente Thierry Neuville foi o piloto da Hyundai que mais dificuldades teve neste primeiro dia da prova australiana, terminando-o apenas no sétimo posto depois de um pião na classificativa de Bakers Creek.

O belga terminou à frente do melhor homem da M-Sport, Ott Tanak, que também teve problemas de diferencial no seu Ford Fiesta RS WRC.

Classificação após a 8.ª Pe

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) 1h15m29,1s

2.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 2s

3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 4,6s

4.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 12,9s

5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 15,9s

6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 25,5s

7.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 37,2s

8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 40,2s

9.º Elfyn Evans/Daniel Barrit (Ford) + 2m21,8s

10.º Lorenzo Bertelli/Nicola Arena (Ford) + 3m37,9s

Mais partilhadas da semana

Subir