Motores

Francisco Albuquerque ganha 250 km do Estoril com final antecipado

historicenduranceestorilfesrival3

Francisco Albuquerque foi o vencedor daquilo que deveriam ser os 250 Km do Estoril, mas que foi encurtado devido a um acidente que envolveu cinco carros e levou a Direção de prova a mostrar a bandeira vermelha.

O piloto do Ford GT40 destacou-se numa corrida a lembrar os grandes confrontos de resistência do passado, onde alinhou mais de uma centena de pilotos e disputada sob difíceis condições climatéricas.

Antes da prova teve lugar uma homenagem sentida a uma das figuras incontornáveis do desporto automóvel português. António Peixinho foi alvo de um tributo, com todos os concorrentes em pista, e depois disto dada a partida ao estilo Le Mans, com os pilotos a correrem para os seus automóveis e a arrancarem para a competição.

Foi durante o primeiro turno que Miguel Moreno e Mário Silva, em competitivo Porsche 911 RS, assumiram o primeiro lugar e estiveram na frente da corrida. Mas com a mudança de turno, a formação lusa viu a concorrência aproximar-se e a dupla espanhola Alfredo Martinez/Jesus Fuster (Porsche), conseguiu passar para a liderança, embora não tivesse descanso devido à pressão feita por Max Boodie (Shelby Mustang), Francisco Albuquerque (Ford GT40) e os anteriores líderes.

Foi então que as nuvens que circundavam a pista do Estoril se aproximaram e a chuva começou a cair copiosamente. As condições no traçado tornaram-se extremamente difíceis.

histroicenduranceestorilfestival4

A equipa Luis Lopez/Alvaro Rodriguez (Porsche), que procurava recuperar na classificação, não evitou um pião e ficou atravessado em plena recta da meta. Houve dois automóveis que não evitaram o choque com o Porsche da formação espanhola. A Direção de corrida suspendeu a corrida, mas já sobre bandeiras vermelhas mais duas equipas atingiram o Porsche 911 3.0 RS.

A corrida foi dada por terminada naquele momento e as formações Lopez/Rodriguez, Guilhermo Velasco, Gomes/Claridge, Martinez/Fuster e João Vieira, foram encaminhadas para o centro médico. Duas foram, posteriormente observadas numa unidade hospitalar perto do circuito mas, felizmente, os feridos foram todos ligeiros e já regressaram a casa

No final da corrida, Francisco Albuquerque foi declarado vencedor entre os HGTP, enquanto Max Boodie, que ficou em segundo, concluiu o desafio como primeiro dos H1965. Apesar do acidente, a equipa Martinez/Fuster triunfou entre os H1976 e Rob Bergmans, em Iso Revolta, ficou em nono e foi o melhor dos H1971.

Em destaque

Subir