Desporto

FC Porto contrata Mourinho. Quando se partilha a notícia sem olhar a data…

Jose_Mourinho_900x450“A Futebol Clube do Porto Futebol SAD anunciou hoje a contratação de José Mourinho para o cargo de treinador por um período de dois anos em meio”. Tudo isto foi verdade, mas em 2002… Acontece que, nas redes sociais, as partilhas sucederam-se, sem que se reparasse na data.

O Jornal de Negócios apresenta a notícia do ‘regresso’ de Mourinho como uma das mais lidas de sexta-feira.

A saída de Lopetegui era um dado adquirido e os adeptos esperavam informações sobre o seu sucessor. Mourinho até está sem clube, pelo que o capítulo seguinte desta história até nem seria impossível.

E o capítulo seguinte foi a disseminação, nas redes sociais, de uma notícia do Jornal de Negócios, do ano de 2002.

“FC Porto contrata Mourinho para treinador por dois anos e meio”. Eis o título do texto, assinado por Nuno Carregueiro.

A notícia dava conta de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. E era, na altura, a oficialização de uma ligação que tão boas memórias traz aos adeptos portistas.

O último parágrafo dá conta de negociações concluídas entre as partes. E as partes eram o FC Porto Mourinho e… a direção da SAD do União de Leiria.

Bastaria que a notícia do Negócios fosse lida com algum cuidado para que não se gerasse este fenómeno de partilha de informação desatualizada.

Não é a primeira vez que ocorre. Recentemente, quando os resultados de Rui Vitória não agradavam ao universo benfiquista, ocorreu o mesmo: a partilha da notícia da contratação de José Mourinho.

E há muitos mais casos de notícias que viralizam nas redes sociais, apesar de terem sido escritas há mais de 10 anos. Algumas nunca perdem atualidade. É o caso de alguns estudos relativos a saúde, por exemplo.

Mas quando entramos na esfera do futebol, aplica-se, mais do que nunca, uma das frases mais citadas em Portugal: “O que hoje é verdade amanhã é mentira”. Pimenta Machado disse-a, em 1987. E amiúde vai sendo reproduzida…

Não, Mourinho não foi contratado pelo FC Porto para suceder a Lopetegui. Não o será, pelo menos no futuro próximo.

Em destaque

Subir