Desporto

Veja o tweet que coloca Mourinho na rota do Benfica

Jose_Mourinho_900x450“José Mourinho a caminho do Benfica”. A notícia do Público tem este título e correu as redes sociais, durante as últimas horas. O detalhe: trata-se de uma notícia de 28 de dezembro de 2001.

Francisco da Silva, diretor de marketing do Twitter em Portugal, partilhou a notícia do Público naquela rede social, às 16h00 de ontem.

A fonte era credível, o título não deixava margem para dúvidas: “José Mourinho no Benfica”. Não havia que duvidar, portanto.

A realidade, 14 anos depois, também nem era descabida. O treinador português acaba de sair do Chelsea – está  desempregado, após um acordo de rescisão milionário – e o Benfica apresenta resultados modestos, no que ao campeonato diz respeito.

Assim, a notícia de 2001 ‘maldosamente’ partilhada por Francisco da Silva teve um efeito: tornou-se viral e, segundo revela o jornal Público, foi uma das mais lidas do dia de ontem.

“O número de acessos ao Público disparou durante a tarde desta quinta-feira com a circulação em massa de uma notícia que avançava a possibilidade de o técnico português José Mourinho regressar à Luz”, pode ler-se, na edição online daquele periódico.

O fenómeno não é novo, nas redes sociais. A partilha de notícias sem que se veja a data da sua redação é recorrente, o que transporta para a atualidade informação que tem, como é o caso, mais de uma década.

O curioso é que aquela informação do Público até nem se confirmou. José Mourinho esteve, de facto, no Benfica, mas deixou o clube e acabaria por rumar ao FC Porto, com o sucesso que se conhece.

Veja o tweet que enganou as redes sociais – num fenómeno que terá desiludido os benfiquistas – e a ligação a uma notícia que regressou à atualidade sem que nada o justificasse.

Ou melhor. Há algo que o justifica. A forma fácil como os utilizadores das redes sociais são enganados.

Em destaque

Subir