Nas Notícias

Enfermeiro infetado “tem 70 euros por mês para comer”, denuncia a Ordem

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), afirmou que os enfermeiros infetados com covid-19 recebem apenas 70 por cento do salário, que é pago na totalidade quando os profissionais estão em quarentena.

Em declarações à revista Sábado, a bastonária citou o caso de um enfermeiro que se encontra sem remuneração, uma vez que aguarda que a Segurança Social pague o vencimento.

“Enquanto é decidido se este enfermeiro e muitos outros têm uma doença profissional, têm 70 euros por mês para comer, dinheiro que o hospital pagou e que se referem apenas a horas suplementares”, complementou Ana Rita Cavaco.

Esse enfermeiro, para o mês de maio, recebeu 69,24 euros de salário líquido, referente a suplementos e horas extra.

“Este é o ordenado que recebeu este mês. Ficou em isolamento, infetado com covid-19 em serviço. E só ficou porque é enfermeiro e esteve na nossa única linha de defesa”, precisou Ana Rita Cavaco, numa publicação no Facebook.

Como a maioria dos enfermeiros trabalha pelo regime de contrato individual de trabalho, a infeção em serviço ‘não conta’ como doença profissional, de acordo com a denúncia da OE.

Nesse caso, o vencimento é cortado para os 70 por cento.

“Se tiverem direito a doença profissional e se estiverem infetados com a covid-19, recebem 70 por cento do vencimento, não recebem 100 por cento, e essa parte é paga pela Segurança Social, o que demora tempo”, concluiu a bastonária.

Em destaque

Subir