Nas Notícias

Eleições com chuva: Domingo há amostra do inverno que está a chegar

chuva v2

As eleições de domingo têm um vencedor antecipado: a chuva. A previsão do tempo antecipa um dia de inverno, com céu nublado e precipitação que pode ser forte no norte e centro do país. Já as temperaturas vão descer ligeiramente, com as máximas a rondarem entre os 18 e os 27 graus.

O inverno está a chegar. O mote da família Stark, da popular série ‘A Guerra dos Tronos’, fará todo o sentido no próximo domingo, quando Portugal vai a votos para os ‘tronos’ políticos.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do tempo para o dia das legislativas parece uma amostra do inverno que se avizinha.

“Estamos a antecipar que domingo vai ser um dia de chuva em todo o território, principalmente no norte e centro, durante a manhã, devido à aproximação de um sistema frontal que começa a sentir-se logo durante a noite de sábado para domingo”, adiantou Paula Leitão.

A meteorologista do IPMA salientou que a chuva deverá intensificar-se durante a madrugada e manhã de domingo, isto na região do norte e centro do país, com o vento a soprar forte: “Gradualmente, a precipitação vai diminuir de intensidade, mas estamos a prever precipitação todo o dia. Na região sul vai ser menos intensa e mais provável ao início da manhã e ao início da tarde”.

Essa amostra de inverno poder começar a ser notada já amanhã, com “precipitação e céu nublado”, embora no sábado é que a chuva deva ficar mais persistente, isto no litoral norte e centro.

Quanto às temperaturas, não serão notadas grandes alterações, ressalvou Paula Leitão, tirando uma ligeira descida nas máximas.

“A temperatura não vai mudar muito”, afirmou: “Vamos ter uma pequena descida, mas que será gradual e pouco significativa. Em Lisboa hoje temos 28 graus, sábado 25 e no domingo 23. Em Évora e Beja temos hoje 29 e no domingo 27. No Porto estamos a prever hoje 21 e a mesma no sábado”.

Para domingo, as previsões do IPMA são de máximas de 20 graus para Bragança e Viseu, 18 na Guarda, 21 no Porto, Portalegre, Viana do Castelo e Vila Real, 22 em Castelo Branco, 27 em Beja, 26 em Évora e 24 em Faro.

Em destaque

Subir