Economia

Samsung sob suspeita num caso semelhante ao da VW

samsung_eficiencia_energetica_tv

A Comissão Europeia está a investigar a possibilidade de a Samsung ter alterado dados sobre o consumo de energia de alguns modelos dos seus televisores que se encontram à venda na Europa.

A Samsung nega ter alterado a forma como as suas televisões gerem o consumo de energia. É a reação da marca a relatos de que terá alterado funcionalidades para que a televisão consuma menos durante os testes de eficiência energética, à semelhança do que aconteceu com a Volkswagen.

Segundo uma notícia avançada pelo The Guardian, os ensaios do ‘ComplianTV’ concluíram que o consumo energético, apresentado nos testes em laboratório, diferiam do consumo real dos televisores.

No entanto, a marca sul-coreana nega as semelhanças destes caso com o sucedido no mercado automóvel, que envolveu a Volkswagen, BMW e SEAT.

Num comunicado enviado à imprensa, a Samsung nega qualquer semelhança e tenta explicar o que se passa com a eficiência energética dos seus televisores. Em baixo pode ler na integra o comunicado enviado pela Samsung às redações.

“Rejeitamos firmemente a acusação de que uma das nossas configurações de TV tenha sido projetada para obter um desempenho de potência energético enganoso nos testes de laboratório regulamentares. O mecanismo em causa e que é utilizado não é uma configuração ativada apenas durante os testes de conformidade. Trata-se de uma definição designada ‘motion lighting’ e é uma funcionalidade que reduz a luminosidade do ecrã quando é detetado movimento na imagem (vídeo motion).

Esta é uma funcionalidade padrão que funciona do mesmo modo no laboratório como em casa, ou seja, não é ligada apenas em testes de conformidade. É uma característica ‘out-of-the-box’, ou seja, que é automaticamente ativada quando o cliente recebe o aparelho de TV, e que permanece ligada sempre que o cliente opta por ver TV no modo de visualização ‘padrão’.

A funcionalidade ‘motion lighting’ é parte de uma série de funcionalidades que desenvolvemos para ajudar a reduzir o impacto ambiental da nossa tecnologia de TV. Estamos orgulhosos destas tecnologias e temos a intenção de inovar ainda mais nesta área.”

Em destaque

Subir