Motores

Daniel Ticktum um vencedor improvável no GP de Macau

A 64ª edição do Grande Prémio de Macau teve uma corrida principal de Fórmula 3 como há muito não se via. É que quando se esperava que o vencedor saísse do duelo entre Sérgio Sette Câmara e Ferdinand Habsburg, a colisão entre ambos entregou a vitória a Daniel Ticktum a metros da meta.

Foi de facto um final inacreditável para uma corrida que desde o seu início foi bastante disputada, até mais do que o confronto de qualificação realizado no sábado.

Na partida Joel Eriksson conseguiu surpreender Callum Illott – na ‘pole position’ por via do triunfo na véspera – e os dois comandaram os acontecimentos no começo da prova, que rapidamente seria interrompida por sua situação de bandeiras amarelas, devido a um acidente do japonês Marino Sato.

No reatamento um contacto entre os dois primeiros levou-os às boxes e com isso promoveram Sette Câmara à liderança, diante de Max Gunther e Ferdinand Habsburg. Este acabaria por ultrapassar o alemão da Prema Theodore Racing, partindo em perseguição do brasileiro da Motopark.

Depois foi a vez de Gunther se ver acossado por Lando Norris e Daniel Ticktum, com o piloto da Red Bull Junuor Team a conseguir passar os dois na travagem para a curva do Hotel Lisboa.

Na frente da prova Sérgio Sette Câmara, a contas com pneus mais degradados, fazia o que podia para manter Habsburg atrás de si, e mesmo sobre a meta o austríaco tentou uma ultrapassagem desesperada na curva dos pescadores.. que acabou mal. Os dois acabariam nos rails, deixando o triunfo a Ticktum, que com o duelo se aproximaram.

Lando Norris também aproveitou o desentendimento entre Sette Câmara e Habsburg para ser segundo, diante de Ralf Aron, enquanto Habsburg ainda ‘salvou’ o quarto lugar, na frente de Max Gunther.

Classificação

1º Daniel Ticktum (Dallara-VW) 15 voltas
2º Lando Norris (Dallara-VW) + 0,568s
3º Ralf Aron (Dallara-Mercedes) + 1,763s
4º Ferdinand Habsburg (Dallara-VW) + 1,953s
5º Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) + 4,463s
6º Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) + 5,141s
7º Sacha Fenestraz (Dallara-VW) + 5,386s
8º Guanyu Zhou (Dallara-Mercedes) + 6,483s
9º Tadasuke Makino (Dallara-VW) + 7,626s
10º Jehan Daruvala (Dallara-VW) + 10,455s

Em destaque

Subir