Motores

Craig Breen já lidera nos Açores

CraigBreenAcores115

Craig Breen lidera o Sata Rallye Açores, disputada que foi esta quinta-feira a primeira etapa da prova, pontuável para os campeonatos da Europa (ERC) e nacional de ralis. O irlandês concluiu a tirada com 1,4s de vantagem sobre o grande adversário no ERC, Kajetan Kajetonowicz.

O polaco até começou o rali a ganhar, sendo mais rápido na super-especial Grupo Marques, desenhada na pedreira daquela empresa situada nos arredores de Ponta Delgada, mas Breen depressa anulou o segundo e meio então perdido.

Logo na segunda classificativa do dia – Soluções M – recuperou 1,2 segundos ao seu rival, para no derradeiro troço da etapa – Vila Franca São Brás – passar para a frente da prova ao barer Kajetowicz por 3,2s.

Envolvido nesta luta esteve Ricardo Moura, que não se contentou em ser o melhor português e melhor açoriano neste primeiro dia, mas quis desde logo mostrar que quer lutar, pelo menos, por um lugar do pódio e obter o máximo de pontos possível para o campeonato nacional de ralis.

RicardoMouraAcores115

Aos comandos de um Ford Fiesta R5 que já foi de Kajetan Kajetonowicz, Moura foi o segundo mais rápido na super-especial Grupo Marques, tal como no segundo troço do dia, perdendo depois 6,6s para Craig Breen na terceira classificativa, terminando a etapa no terceiro posto a menos de cinco segundos do líder.

Surpresa, ou talvez não, Josh Moffett concluiu a etapa no quarto lugar. O irlandês.já tinha mostrado na prova do ERC no seu país que era rápido, mas uma coisa é sê-lo em pisos de asfalto a que está habituado, outra é na terra da ilha de São Miguel, que percorre pela primeira vez.

A contas com problemas no turbo do seu Peugeot 208 T16, Bruno Magalhães não foi o protagonista na luta pelas posições cimeiras que se esperava, mesmo que este rali seja o primeiro que faz este ano. O piloto de Oeiras procurou limitar as perdas terminando o dia no top cinco, mas já a mais de meio minuto do comandante.

JosePedroFontesAcores115

Sexto da geral, José Pedro Fontes realizou uma primeira etapa cheio de cautelas. O líder do campeonato nacional (CNR) está já a fazer contas, apesar da penalização de 40 segundos imposta a João Barros – por ter chegado atraso à primeira especial – deixar o piloto do Citroën DS3 R5 mais à vontade, já que à sua frente em termos de CNR agora só tem Ricardo Moura.

Classificação após a 3.ª Pe
1.º Craig Breen/Scott Martin (Peugeot) 17m09,7s
2.º Kajetan Kajetanowicz (Ford) + 1,4s
3.º Ricardo Moura (Ford) + 6,2s
4.º Josh Moffett/John Rowan (Ford) + 24,7s
5.º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Peugeot) + 31,0s
6.º José Pedro Fontes/Miguel Ramalho (Citroën) + 32,7s
7.º Robert Consani/Maxine Vilmot (Citroën) + 38,6s
8.º Dominylas Butvilas/Kamil Heller (Subaru) + 42,3s
9.º Sam Moffett/Karl Atkinson (Ford) + 44,0s
10.º Giacomo Costenaro/Justin Bardini (Peugeot) + 48,1s

Em destaque

Subir