Acidentes

Com vídeo: Nave russa ‘despistou-se’ e vai chocar contra a Terra

A ‘Progress 59’, um cargueiro espacial russo, está a caminho da Terra, mas pelas piores razões. Os controladores perderam a comunicação com a nave e esta tem vindo a girar, descontroladamente, em direção ao nosso planeta.

Se houvesse atmosfera, a ‘Progress 59’ estaria em queda livre: como está na órbita da Terra, está numa ‘queda em espiral’ rumo a um acidente que a destruirá.

A nave russa, que servia de cargueiro espacial para levar mantimentos e materiais para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional), deixou de obedecer aos comandos dos controladores, que no Cosmódromo de Baikonur (no Cazaquistão) mais não podem fazer do que esperar.

Atraída pela força da gravidade terrestre, a ‘Progress 59’ deverá continuar a girar, descontroladamente, numa viagem rumo ao inferno da Terra: vai incendiar-se e explodir quando colidir com a atmosfera terrestre.

“Vai cair lentamente e incendiar-se”, antecipou o astronauta Chris Hadfield, que chegou a cumprir missões na ISS.

As imagens captadas pelas câmeras da ISS mostram como o cargueiro espacial russo entrou numa rotação descontrolada.

A ‘Progress 59’ devia ser acoplada amanhã à ISS, para os astronautas a bordo descarregarem as três toneladas de mantimentos. Como os controladores perderam o controlo da nave, a missão foi adiada “indefinidamente”, como salientou o porta-voz da NASA, Rob Navias.

Mas não se aflija com os ‘habitantes’ da ISS: a estação tem oxigénio, água, comida e outras reservas suficientes para esperar vários meses pelo próximo abastecimento.

Mais partilhadas da semana

Subir