Mundo

“É tempo de darmos asilo a russos”, apela Ana Gomes

O presidente da Rússia, Vladimir Putin anunciou a mobilização de tropas de reserva e aumentou o tom do discurso com ameaças para o ocidente.

Nesta altura, os voos desde a Rússia para Istambul e Erevan esgotaram e o valor das viagens para o Dubai viram o preço ficar cinco vezes mais caros.

Perante o atual contexto, a antiga eurodeputada Ana Gomes entende que é preciso preparar a Europa para receber russos dentro do território da União Europeia.

“É tempo de darmos asilo a russos que possam fugir da Rússia e tempo de escalarmos apoio militar e outro à Ucrânia”, escreveu Ana Gomes numa publicação no Twitter após o discurso de Putin.

Serão chamados 300 mil reservistas

A chamada de militares na reserva permitirá às fileiras do Exército russo alargar e, segundo Vladimir Putin esta decisão “obedece à necessidade de defender a soberania e a integridade territorial do país”.

Na mesma ocasião, o presidente russo avisou o ocidente de que poderá usar armas nucleares, mas o líder da Ucrânia disse não acreditar nessa ameaça.

Volodymyr Zelensky acredita que “há riscos”, mas não acredita nessa ideia. “Não acredito que ele vá usar essas armas, não acredito que o mundo vai permitir que ele use essas armas”, explicou Zelensky, em declarações ao alemão Bild.

Em destaque

Subir