Mundo

Bolsonaro tem 57 por cento de intenções de voto no Brasil, mas baixa dois pontos

O candidato da extrema-direita às presidenciais brasileiras, Jair Bolsonaro (PSL), tem 57 por cento das intenções de voto, contra 43 por cento candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, segundo uma sondagem do Ibope.

De acordo com a sondagem do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), divulgada na terça-feira à noite, o candidato do Partido Social Liberal (PSL) desceu dois pontos em relação à última sondagem.

De acordo com a anterior pesquisa de intenções de voto do Ibope sobre a eleição do Presidente da República do Brasil na segunda volta, que decorre a 28 de outubro, Jair Bolsonaro recebia 59 por cento das intenções de votos válidos, enquanto Fernando Haddad recolhia 41 por cento.

O levantamento do Ibope divulgado esta terça-feira foi realizado entre domingo (21) e terça-feira (23) e tem uma margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Para calcular os votos válidos, o Ibope exclui da amostra os votos brancos, os nulos, e os eleitores que se declaram indecisos. Um procedimento igual ao que é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Para vencer na segunda volta, um dos candidatos terá de ter 50 por cento dos votos válidos, mais um voto.

Dos votos totais, segundo esta última sondagem do Ibope, Bolsonaro arrecada 50 por cento e Haddad 37 por cento, com 10 por cento de votos em branco ou nulos e 3 por cento dos inquiridos a dizer que “não sabe”.

No nível de rejeição, os dois candidatos à segunda volta estão mais próximos, com 40 por cento a dizerem que não votariam de forma alguma em Bolsonaro e 41 por cento com a mesma opinião em relação a Haddad.

Em destaque

Subir