Nas Notícias

Antigo hospital reabre para acolher os sem-abrigo no Porto

A vaga de frio chega amanhã a Portugal Continental e as portas do antigo hospital Joaquim Urbano, no Porto, vão estar abertas durante toda a noite para acolher os sem-abrigo. Serão ainda distribuídos cobertores e bebidas quentes. A Câmara do Porto decidiu também permitir aos sem-abrigo pernoitar numa estação de Metro.

A Câmara Municipal do Porto abre, a partir de hoje, as antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano, situado na Rua de Câmara Pestana, para acolher os sem-abrigo que necessitem de se proteger da vaga de frio que se aproxima.

O espaço estará aberto das 20h00 às 9h00, terá camas individuais, acesso a casas de banho, sendo que a autarquia disponibiliza também um kit de higiene e oferece o pequeno-almoço.

Segundo a informação publicada na página do município, será disponibilizado transporte para o hospital, que fica junto ao cemitério do Bonfim. “Aos que não aceitarem serão distribuídos cobertores e bebidas quentes”, realça a edilidade.

O Hospital Joaquim Urbano encerrou portas em junho do ano passado, pelo que a autarquia quer que seja aproveitado como “um apoio de primeira linha aos sem-abrigo de uma forma mais definitiva, servindo como primeira assistência e triagem para uma futura solução mais duradoura”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera previu a descida das temperaturas, chegando a atingir os mínimos de um e dois graus, pelo que o hospital ficará de portas abertas até domingo, dia 22 de janeiro.

Entre quarta-feira e segunda-feira, de 18 a 23 de janeiro, a estação de metro do Bolhão também ficará aberta durante 24 horas por dia para acolher quem precisa de proteção contra a vaga de frio.

Em destaque

Subir