Motores

Citroën otimista mas prudente em Monte Carlo

Post-production : Astuce Productions

O Rali de Monte Carlo marca o regresso da Citroën ao campeonato do mundo de ralis a tempo inteiro, numa época com novos regulamentos e novos carros, incluindo o seu C3 WRC.

Uma estreia muito aguardada, que a marca do ‘double chevron’ faz com dois carros, para Kris Meeke e Stéphane Lefebvre, deixando a participação de Craig Breen para mais tarde.

A prova monegasca, que já vai na sua 85.ª edição, tem particularidades que não escapam aos responsáveis da Citroën, nomeadamente a importância dos pneus, para um piso que pode apresentar uma variedade de superfícies, desde asfalto seco até à neve e gelo.

Yves Matton assume que a sua equipa está preparada, embora admita que gostaria de ter tido “mais tempo para o desenvolvimento do carro. O desenvolvimento do C3 WRC foi o mais curto da história da Citroën Racing e deve-se enfatizar o extraordinário envolvimento” de todo seu ‘staff’,.

“O carro parece ter um bom design e é consistente, mas temos que ver onde nos encontramos face aos nossos rivais. Quanto aos nossos pilotos, eles têm duas abordagens diferentes”, afirma o diretor desportivo da marca francesa.

Kris Meeke and Paul Nagle, Citroën DS3 WRC, Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team

“No ano passado, o Kris (Meeke) mostrou que tinha hipóteses de vencer este rali, mas temos de diferenciar entre pilotar durante um dia de testes e enfrentar quatro dias de rali, com apenas duas passagens para o reconhecimento das especiais. Precisamos de entrar na defensiva desde o início para ver onde estão os nossos rivais e só depois olhar em frente para o resto da prova”, assume ainda Matton.

Já para Kris Meeke está ciente da responsabilidade que agora enfrenta: “Tenho a sensação de que estaremos sob os holofotes, mas espero ser capaz de me concentrar na minha condução. Nunca é fácil competir em Monte-Carlo. Em cada assistência devemos pensar em conjunto no que são as melhores escolhas de pneus. Ou as menos más”.

“As pessoas não têm ideia do volume de trabalho feito durante as sessões de testes para recolher dados e, assim, descobrir qual é a opção adequada. Nesta área, a Citroën Racing tem muita experiência que podemos aproveitar. Para este primeiro rali, o meu objetivo é simples: estar relaxado e desfrutar do carro. Como se diz, com razão, tudo pode acontecer em Monte-Carlo”, acrescenta o britânico.

Em destaque

Subir