Nas Notícias

Ministra ameaçada pelas editoras quando tentou reduzir preço dos manuais escolares

Maria de Lurdes Rodrigues, antiga ministra da Educação, revela que foi ameaçada pelas editoras, quando tentou reduzir os preços dos manuais escolares. Numa reportagem da TVI, esta e outras denúncias dão conta de um alegado “cartel”, que prejudica as famílias, obrigadas a uma despesa elevada. Veja o vídeo.

A TVI realizou uma reportagem, da autoria de Alexandra Borges, sobre o negócio dos manuais escolares.

O objetivo foi perceber a razão do preço elevado dos livros, essenciais para os alunos e uma despesa elevada para as famílias, todos os anos letivos.

“Uma investigação da TVI concluiu que um dos fatores que encarece os manuais escolares é a despesa com acções de marketing, promoção e as ofertas que as Editoras fazem e que são proibidas por lei. As ofertas são legalmente proibidas para não condicionar a escolha dos manuais, por parte dos professores”, pode ler-se, na descrição do vídeo do canal oficial da TVI no Youtube.

Na apresentação da segunda parte da reportagem, a antiga ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, faz uma denúncia perturbadora.

A jornalista questiona se alguma vez tentou reduzir o preço dos manuais. A resposta:

“Tentei. Mas cheguei a ter uma ameaça das editoras, eles não iam fornecer o mercado”

A TVI apurou que “algumas editoras oferecem, às escolas, quadros interativos, computadores e até suportes de vida, numa tentativa de garantir que os professores adoptem os livros escolares que vendem”.

“Um negócio de milhões que está na mão de apenas duas editoras e que devia ser regulado e fiscalizado pelo Estado Português, para proteção das famílias.”

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir