Nas Notícias

Portugal continental com risco de exposição à radiação ultravioleta muito alto

calor_e_praia

O território de Portugal apresenta hoje os riscos muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As regiões de Beja, Aveiro, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Ainda segundo o IPMA, as regiões de Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam hoje um risco alto de exposição à radiação UV.

O mesmo organismo recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, roupa larga e fresca, guarda-sol e protetor solar, sendo de evitar a exposição das crianças ao sol.

Ao longo do dia de hoje, as regiões do norte e centro do continente devem apresentar céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde, e períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral no final da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado, por vezes com rajadas, no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, em especial no litoral oeste, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde.

O arquipélago da Madeira deverá registar períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas e vento moderado do quadrante norte, enquanto para os Açores há a previsão de períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos em São Miguel (grupo Oriental) e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Vila Real entre 14 e 27, em Bragança entre 13 e 27, em Viseu entre 13 e 26, na Guarda entre 12 e 24, em Coimbra entre 16 e 25, em Castelo Branco entre 15 e 31, em Portalegre entre 14 e 28, em Évora entre 16 e 30, em Beja entre 15 e 29, em Santarém entre 17 e 27 e em Faro entre 18 e 28.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 21 e os 28 graus Celsius, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 20 e 26 e em Santa Cruz das Flores e Horta entre 21 e 26 graus Celsius.

Em destaque

Subir