Nas Notícias

Rendas de energia: Bloco quer ouvir Durão, Santana, Sócrates e Passos

O Bloco de Esquerda quer ouvir 43 personalidades na comissão de inquérito às rendas excessivas da energia, incluindo os quatro antigos primeiros-ministros Durão Barroso, Santana Lopes, José Sócrates e Passos Coelho, o ex-ministro da Economia Manuel Pinho e o atual Caldeira Cabral.

No requerimento dos bloquistas que hoje dará entrada na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade – proposta pelo BE e aprovada por unanimidade no parlamento – são ainda pedidos um conjunto de documentos, cujo requerimento, bem como as personalidades a prestar depoimento, têm de ser aprovados pela comissão.

Entre os nomes das personalidades a ouvir pela comissão de inquérito que abrange todos os governos entre 2004 e 2018 estão todos os ex-primeiros-ministros desse período – Durão Barroso, Santana Lopes, José Sócrates e Passos Coelho – estando de fora o atual chefe do executivo, António Costa.

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e o atual responsável por esta pasta, Manuel Caldeira Cabral, estão neste lote, bem como o CEO da EDP, António Mexia, e o antigo presidente do BES Ricardo Salgado.

Em destaque

Subir