Hoje é dia

17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 22 de dezembro de 1992. O objetivo é alertar consciências para defender um direito básico do ser humano.

No dia 22 de dezembro de 1992, a ONU criou o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, que se assinala todos os anos, desde então, a 17 de outubro de cada ano.

Apesar de só ter sido instituída naquele ano, uma efeméride, em 1987, reforça a necessidade de combater a fome: a colocação de uma placa em homenagem às vitimas da miséria na Praça da Liberdade e dos Direitos Humanos, em Paris.

O objetivo do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é mobilizar esforços no combate à pobreza, que continua a provocar vítimas, não obstante a humanidade conseguir produzir a quantidade de alimento necessário para responder às necessidades de todas as pessoas do mundo.

A pobreza e a fome assolam diversas regiões do mundo, com povos que vivem abaixo do limiar da pobreza e até países do primeiro mundo com a população a ser vítima deste problema.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza permite-nos ter noção de que há um longo caminho a percorrer, na superação deste problema humanitário, que se transformou numa causa.

Neste dia, em 1979, Madre Teresa de Calcutá é nomeada para o Prémio Nobel da Paz.

Já em 1997, os restos mortais de Che Guevara são enterrados em Cuba.

E no dia 17 de outubro de 2006, os EUA atingem a marca histórica de 300 milhões de habitantes.

Nasceram neste dia Arthur Miller, dramaturgo norte-americano (1915), António Calvário, cantor português (1938), Eminem, rapper e ator norte-americano (1972), e André Villas-Boas, treinador de futebol português (1977).

Morreram a 17 de outubro René-Antoine de Réaumur, cientista francês (1757), Frédéric Chopin, compositor polaco (1849), Gustav Kirchhoff, físico alemão (1887), Nikolai Tchernichevski, revolucionário russo (1889), e Karl Kautsky, um dos fundadores da social-democracia (1938).

Em destaque

Subir