Nas Notícias

Vídeo: Touro quase esmaga criança em tourada à corda nos Açores

A tourada à corda tem forte tradição nos Açores e repetem-se os casos de violência animal, mas também com crianças como vítimas. Numa tourada na Terceira, uma criança quase foi esmagada por um touro (veja o vídeo), o que levou a associação Basta a agir.

Na sequência de um grave acidente ocorrido nos Açores e que envolveu uma criança durante a realização de uma tourada à corda, na Ilha Terceira, a Plataforma Basta realizou uma exposição às autoridades açorianas, denunciando as irregularidades cometidas, principalmente a exposição de crianças à violência e a situações de risco muito elevado para a sua integridade física.

Foi ainda dado conhecimento da grave situação ao Ministro da Cultura, Ministro do Trabalho e Segurança Social e Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

A Basta aguarda o resultado dos processos e a punição dos responsáveis por uma situação extremamente grave que constitui mais uma violação da Convenção dos Direitos da Criança subscrita por Portugal.

Neste vídeo pode assistir a esse momento em que a criança quase foi colhida. As imagens podem perturbar pessoas mais sensíveis.

Entretanto, uma tourada foi cancelada em Baião, no distrito do Porto, por falta de cumprimento da nova legislação aplicável às praças desmontáveis.

“A tourada foi cancelada pelo empresário José Luís Zambujeira depois de não ter conseguido obter as necessárias licenças para o recinto instalado na vila de Baião”, revela a associação Basta.

A licença para a instalação do recinto foi negada pela autarquia devido à inexistência de curros, conforme determina o novo Regulamento do Espetáculo Tauromáquico. A autarquia de Baião confirmou à Plataforma Basta o cancelamento da corrida de touros.

Em destaque

Subir