Apresentações/Novidades

Peugeot 5008 um SUV numa nova dimensão

peugeot5008-1O novo Peugeot 5008 propõe ser um SUV com capacidades de segmento superior, entrando no mercado dos todo-o-terreno de sete lugares, argumentando com um design distinto, equipamento da última geração e comportamento ‘off-road’ sem espaço para muitos reparos.

Com apresentação marcada para o Salão de Paris – antes do início da sua comercialização, na Primavera de 2017 – este novo Sport Utility Vehicle de Sochaux é o primeiro a dispor de uma modularidade digna dos melhores monovolumes.

Já lá vão sete anos desde o lançamento da primeira geração do Peugeot 5008., pelo que o novo modelo teria que ser uma evolução dessa primeira proposta, atendendo também ao que a mais direta concorrência oferece, num segmento que é o segundo mais importante na Europa, atrás dos utilitários das faixas inferior e média do mercado.

Esteticamente são notórias as mudanças operadas no SUV, onde se notam formas mais retilíneas, mais de acordo com a tendência seguida para a mais recente gama da marca e Sochaux, e que interpreta a modernidade exibida também a bordo.

Um exemplo deste olhar futurista é a ‘Efficient Mudular Plattform’ EMP2 que utiliza e vários dispositivos ‘hightech’ de conforto e segurança, que se enquadram na experiência a bordo e funcionalidades inteligentes que a Peugeot procurou para os seus clientes.

No habitáculo do novo 5008 sobressai o conceito i-Cockpit, que transporta os ocupantes para um mundo virado para o futuro, no qual está integrado o mais pequeno volante do  mercado e o grande ecrã ‘touchscreen’ capacitativo de oito polegadas colocado como um tablet no painel de instrumentos.

Também sobressai o espetacular ecrã de alta resolução das funções do automóvel de 12,3 polegadas, que se distingue pela qualidade gráfica aliada à estética e aos níveis de animação e transição entre os modos configuráveis e personalizáveis. Destaque ainda para o sistema de alta fideliciade Premium FOCAL.

A distância entre eixos de 2,84 metros permite a este novo SUV ser o mais ‘habitável’ do segmento, com a modularidade da plataforma EMP2 a permitir-lhe usufruir de mais espaço a bordo, em particular para os passageiros da segunda fila, para os quais o espaço para os joelhos aumenta 60 milímetros.

O comprimento total do novo Peugeot  5008 é de 4,64 metros, não sendo assim tão volumoso como o espaço a bordo faria supor. E isto com funcionalidades que não são de desprezar, como é o caso dos três bancos da segunda fila independentes idênticos e escamoteáveis e dos dois bancos independentes escamoteáveis e extraíveis da terceira fila. Além disso são reguláveis em comprimento, permitindo modular o espaço de carga no porta-bagagens além de possuírem fixações Isofix de três pontos.

peugeot5008-t

A bagageira pode crescer até os 1060 litros de volume na configuração de cinco lugares, sendo que por cada banco retirado da terceira fila o espaço de carga aumenta em 210 litros. E o acesso é facilitado pelo facto do portão traseiro dispor do sistema ‘Easy Open’ – com um simples gesto do pé sob o pára-choque traseiro ele pode ser aberto.

No que à condução diz respeitão não falta a direção assistida ADAS de última geração, bem como um conjunto de equipamento de segurança que reduz as fontes de perigo na estrada, como é o caso do Advanced Grip Controlo e a sua nova função inédita, o Hill Assist Descent Control (HADC), o sistema de travão ativo de segurança, alerta para risco de colisão (Distance Alert), o alerta de transposição involuntária de faixa, a deteção de fadiga, o assistente automático de máximos, o reconhecimento dos sinais de limite de velocidade, o ‘cruise control’ adaptativo com função Stop, o sistema ativo de vigilância de ângulo morto, o Park Assist (estacionamento automático) e o Visit Park (visão a 360º).

peugeot5008-2

Em destaque

Subir