Apresentações/Novidades

Peugeot lança novo e-Expert

A Peugeot acaba de lançar no mercado o seu furgão comercial compacto na variante cem por cento elétrica; o e-Expert.

Trata-se da aplicação da filosofia ‘power of choice’ preconizada pela marca, num modelo que é um sucesso comercial, com mais de 195 mil unidades produzidas desde o seu lançamento, em 2016.

Uma proposta com todas as características de capacidade das outras versões mas mais limpa

É uma solução de trabalho amiga do ambiente, que não perde nenhuma das características de carga que têm caracterizado o Peugeot Expert nos últimos anos, sendo que nesta vertente elétrica tem dois níveis de autonomia que garantem até 330 km em ciclo WLTP, possui uma capacidade de reboque de 1000 kg e uma carga útil 1.275 kg.

O e-Expert vai estar disponível em três comprimentos – Compacto, Standard e Longo – com uma capacidade de carga idêntica à da versão de combustão interna, com a vantagem de ter zero emissões.

A Peugeot está convencida que esta proposta se enquadra naquilo que os utilizadores de veículos comerciais – pelo menos 80% deles – precisam, pois percorrem em média menos de 200 km por dia.

Por outro lado a marca de Sochaux pensou um veículo adaptado aos acessos cada vez mais restritos aos centros urbanos, com alguns deles a permitirem apenas a entrada a veículos 100% elétricos. Além disso é possível adaptações mais específicas por parte de carroçadores certificados, em especial através de estruturas assentes nas versões chassis Cabine (células de refrigeração, gruas, etc.).

O interior foi reformulado e evidencia algumas especificidades

Neste e-Expert é utilizada a plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), sendo que o seu motor elétrico tem uma potência máxima de 100 KW, disponível desde o arranque para uma resposta imediata, sem vibrações, ruído, passagens de caixa, odores e, claro, emissões de CO2.

Este novo Peugeot e-Expert propõe três modos de condução, selecionáveis a partir do seletor de modo:Eco (60 kW, 190 Nm), em prol da autonomia, Normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização no quotidiano, Power (100 kW, 260 Nm), otimiza as performances em transportes de cargas pesadas.

Também estão disponíveis dois modos de travagem, com tipologias adaptadas para a regeneração das baterias. Moderado, para sensações semelhantes às de um veículo térmico, aumentado (acessível pela engrenagem “B”, de “Brake”, situada no comando da caixa), para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador.

De referir que todas as versões destão equipadas com travão de estacionamento elétrico, uma novidade neste modelo. Para além de libertar espaço ao nível do piso, esse recurso automático garante um conforto e serenidade adicionais na condução no dia-a-dia. Em complemento, surge uma área de armazenamento lateral, colocada no suporte do travão de estacionamento elétrico.

Há três tipos de carregamento a bordo

Também há informações específicas desta versão, como o indicador de potência para a visualização do nível de consumo (ECO, da otimização de energia, ou POWER, potência máxima) ou para recuperação de energia (CHARGE), um indicador de consumo dos elementos de conforto térmico (aquecimento, ar condicionado), um indicador de nível de carga da bateria, uma matriz a cores para visualizar os fluxos de energia, acompanhar o estado da carga (atual ou diferido), informações do computador de bordo e autonomia.

No novo Peugeot e-Expert chama também a atenção o seu interior, nomeadamente a consola central, redesenhada ao nível do posto de condução, por forma a acomodar o novo comando de caixa e-Toggle, perfeitamente integrado e ergonómico, dando acesso às funções Park / Reverse / Neutral / Drive e Brake, bem como um seletor dos 3 modos de condução, e ainda um local de arrumação na parte superior.

No centro do veículo encontra-se o ‘touchscreen’ com Navegação conectada 3D TomTom Traffic. A partir deste permite-se o acesso ao menu Electric através de um botão dedicado e a navegação pelos menus: Fluxo, para visualizar o fluxo de energia em direto,, Estatísticas, para apresentar estatísticas de consumo e Carga”, para programar uma carga diferida.

A autonomia da Peugeot e-Expert é superior a 300 km

As versões (Compact, Standard e Longa) equipadas com a bateria de 50 kWh permitem uma autonomia máxima de 230 km de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures).

Nas versões Standard e Longa podem também ser equipadas com a bateria de 75 kWh, permitindo uma autonomia máxima de 330 km, segundo o mesmo ciclo de homologação.

Interligado ao circuito térmico do habitáculo, a regulação térmica da bateria permite um carregamento rápido, uma autonomia otimizada e uma maior vida útil.

Estão disponíveis dois tipos de carregadores a bordo, indo ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento do cliente, um carregador monofásico de 7,4 kW (de série) e um carregador trifásico de 11 kW (em opção).

Em destaque

Subir