Clube dos Pensadores

Clube dos Pensadores recebe Manuel Monteiro

Manuel Monteiro, ex-líder do CDS, é o próximo convidado do Clube dos Pensadores. O debate está marcado para 20 de outubro (quinta-feira), às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Na política é importante ouvir quem está no ativo, mas não deixa de ser também importante, ouvir quem está fora da política.

Manuel Monteiro foi líder do CDS, mais tarde, fundou o Partido da Nova Democracia. Actualmente é professor universitário e está afastado de quaisquer actividades partidárias. As suas últimas declarações políticas foram feitas, recentemente, contra as declarações públicas e a posição que o CDS tomou em relação ao convite para estar presente no Congresso do MPLA.

Manuel Monteiro esteve há 10 anos no Clube dos Pensadores, volta de novo, para dar a sua visão sobre os partidos e o sistema político: o seu funcionamento, estatuto dos deputados, sistema eleitoral, a imagem do Parlamento, a forma como são escolhidos “os senhores políticos”, entre outros.

“Recordo-me que nessa altura ( 2006), a antigo presidente da República Jorge Sampaio  defendeu a renovação dos partidos e a respectiva mudança nas estruturas partidárias e da  necessidade de novos espaços de actividade cívica. Jorge Sampaio a dada passo, referiu que os cidadãos acreditam cada vez menos nos políticos, sendo prova disso a fraca participação nos actos eleitorais. Disse também que é necessário aproximar a política aos cidadãos”, assinala Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores.

Sempre achei que na política portuguesa deve existir mais vida, para além dos partidos políticos.

Em 2016, o Clube dos Pensadores já recebeu a ex-candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS, Daniel Bessa, economista, Assunção Cristas, líder do CDS-PP, Rui Rio, do PSD, Vasco Cordeiro, presidente do governo regional dos Açores, e Catarina Martins coordenadora do BE.


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir